TSE declara Bolsonaro inelegível por 4 anos
“Grande dia”, “Bolsonaro Inelegível”, “Tchau, querido” e “Vai Chorar no Carro” estão no Trending Topics do Twitter de hoje, dia...

“Grande dia”, “Bolsonaro Inelegível”, “Tchau, querido” e “Vai Chorar no Carro” estão no Trending Topics do Twitter de hoje, dia 30, no Brasil
Todos esses posts se referem à inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro (PL), que acaba de ser confirmada no TSE com o placar de 5 x 2. Apenas os dois ministros indicados por ele votaram pela absolvição. Bolsonaro ficou inelegível por oito anos, contados a partir do último pleito, ou seja, 2022, e fica impossibilitado de disputar cargos eletivos até 2030.
Esse julgamento trata da AIJE (Ação Investigativa Judicial Eleitoral) movida pelo PDT, em que o partido acusa o ex-presidente de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação na reunião do Palácio da Alvorada com a presença de embaixadores. Ali, o ex-presidente questionou a segurança do processo eleitoral, como fez várias vezes, sempre sem apresentar provas.
Na reunião, classificada como “monólogo” pela Ministra Carmem Lúcia, ele afirmou querer “corrigir falhas” no sistema de votação e, para isso, segundo ele, as Forças Armadas deveriam ser chamadas para ajudar.
O ex-presidente usou e abusou da sua verborragia para insultar ministros, principalmente Alexandre de Moraes, anunciou em comício que não iria mais cumprir decisões do STF, e acusou trabalhadores do TSE de poderem interferir nas votações.
Foram quatro anos de investidas cotidianas contra a democracia durante o seu mandato que se confundia com o período de campanha eleitoral. Além dessa ação, Bolsonaro responde a mais 14 no TSE e a várias no STF, cujo rito é mais demorado.
O Sindjufe-BA espera que o ex-presidente tenha julgamento justo e prisão decretada pelo STF, o que não será suficiente para aliviar a maioria do povo brasileiro, principalmente os mais vulneráveis, mulheres, negras e negros, povos originários, LGBTs, que viram o País retroceder, além dos que perderam a vida graças à necropolítica praticada na pandemia.
Que seja o ocaso político daquele que chegou ao Planalto em campanha inflada por fake news e por segmentos que escondiam o que há de pior na sociedade. Que os iludidos pelo uso e abuso da retórica vazia e mentirosa acordem e nunca mais se deixem levar por falsos messias.
Sindjufe-BA – Gestão Unidade na Resistência