Pular para o conteúdo

O Sindjufe-BA realizou na tarde desta sexta (16) a primeira atividade da nova diretoria do sindicato. A roda de conversa reuniu trabalhadoras e trabalhadores do TRT5 para discutir o pagamento do Adicional de Qualificação, a derrubada do veto 45, que suspendeu o reajuste para os anos de 2027 e 2026, e a reestruturação de carreira, com a implementação do PCCS.

O encontro foi mediado por Sandro Sales, dirigente do Sindjufe-BA e servidor do TRT5. Sandro reforçou que o tribunal ainda não regulamentou o AQ e sequer irá realizar os pagamentos atualizados na folha de janeiro, ao contrário dos demais ramos do PJU, que atualizaram os valores para quem já recebia o AQ, porém limitado a 1 VR. “Está havendo uma diferença de tratamento entre os ramos com o TRT5, na verdade toda a JT no País não implementou nem o reajuste”. O sindicato já enviou ofício ao CSJT para que o novo adicional seja implementado e os pagamentos ocorram de forma retroativa.

Em relação à derrubada do veto 45 e a reestruturação da carreira, a dirigente Denise Carneiro, presente à reunião, defendeu que as pautas avancem conjuntamente. “Não são lutas antagônicas. A reestruturação não é um processo simples, e na verdade já está atrasado. Se a gente for esperar pelo Fórum, não vai acontecer. É preciso exigir do STF o cumprimento da promessa. Para isso, a categoria precisa se mobilizar em unidade. E, ao mesmo tempo, lutar pela antecipação da parcela do reajuste e recompor as demais parcelas, vetadas por questões técnicas.”

A reunião também trouxe informes sobre o Carnaval. O Sindjufe-Ba participará da festa na Mudança do Garcia. Os temas deste ano serão a autonomia dos povos, a defesa da América Latina, e a luta contra o feminicídio, “que virou epidemia no Brasil!” afirmou Denise. Em breve, divulgaremos mais informações sobre a venda das camisas para filiados e demais interessados.

Outro ponto abordado no encontro, relacionado especificamente ao ramo do Trabalho, foi a luta pelo reenquadramento dos Auxiliares Judiciários. O Sindicato irá ao TST para garantir a medida.

As próximas rodas de conversa acontecem na próxima semana, reunindo trabalhadoras e trabalhadores da Justiça Federal (terça, dia 20/1, 13h) e do TRE (quinta, dia 22/01, 11h). Os encontros são online. Os links de acesso serão enviados aos grupos Mobiliza e também podem ser solicitados pelo telefone/whatsapp 71 99367-0287.

O Sindjufe-BA estará mais próximo dos filiados, trabalhando por equipes nos ramos da capital e do interior. Isso é fundamental para buscar as variadas demandas de cada local.

Fortaleça a luta da categoria. Filie-se!

Sorry, no results were found.

Fique por dentro do nosso trabalho

Preencha o formulário e assine nosso Boletim Eletrônico para receber atualizações sobre a SINDJUFE-BA.

Veja nossa política de privacidade. Este site é protegido pelo reCAPTCHA e, por isso, a política de privacidade e os termos de serviço do Google também se aplicam.

Formulário submetido com sucesso.