Sindjufe-BA intensifica visitas aos tribunais para acompanhar implementação do AQ e agenda mobilizações da categoria
O Sindjufe-BA iniciou uma série de visitas aos tribunais para acompanhar de perto a implementação do Adicional de Qualificação (AQ), uma das principais conquistas da categoria em 2025. Na manhã desta terça-feira (13), a dirigente Denise Carneiro esteve no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para tratar do tema.
O Sindicato foi informado de que o reajuste já consta na folha de pagamento dos servidores e servidoras que possuem o adicional. Para quem ainda não tem o AQ implementado, as administrações dos órgãos estão em processo de regulamentação. A expectativa é que a maioria dos casos seja regularizada a partir de fevereiro. O Sindjufe-BA defende que essa implementação ocorra de forma retroativa à promulgação da lei.
Outra pauta central é a mobilização pela derrubada do Veto 45, que suspende as parcelas da recomposição salarial previstas para 2027 e 2028. Denise também destacou que essa situação não pode, em hipótese alguma, impedir o avanço da reestruturação da carreira. “Para nós, esse é um ponto inegociável e não há mais como adiar esse processo”, afirmou. Além disso, o Sindicato está atuando para garantir a antecipação da parcela prevista para julho deste ano.
Para ampliar o debate com a base, o Sindjufe-BA realizará uma série de rodas de conversa nos órgãos, além de uma setorial no TRE e uma Assembleia Geral. As decisões a serem tomadas seguirão o que for definido coletivamente pela categoria.
Agenda de atividades:
Roda de conversa no TRT – 16/01
Roda de conversa na Justiça Federal – 20/01
Setorial no TRE – 22/01 (com eleição de representante para o Eneje)
Assembleia Geral – ainda em janeiro, para deliberar sobre os encaminhamentos na Bahia
Durante a visita, Denise também chamou atenção para um tema sensível e urgente: os recentes casos de suicídio de colegas do PJU na Bahia. O Sindjufe-BA manifestou solidariedade às famílias e reforça que os fatos evidenciam a necessidade imediata de aprofundar o debate e as ações voltadas à saúde mental no Judiciário.