Sindjufe-BA intensifica mobilização pela derrubada do veto 45 e pela reestruturação das carreiras
O Sindjufe-BA intensificou a mobilização pela derrubada do veto 45/2025 e pela valorização das carreiras do MPU e PJU. A participação do Sindicato no Ato Unificado realizado no dia 18/6, em Brasília, chamado pelo MPU, foi nesse sentido: unificar as lutas, garantir o orçamento para as duas categorias e seguir em unidade pela reestruturação das carreiras.
O veto presidencial suprimiu a maior parte do projeto de reajuste enviado pelo STF ao Congresso e aprovado nas duas casas. O sindicato não vê contradição em defender a derrubada do veto e a luta pela reestruturação (Ciclo-85-70). Ao contrário, o orçamento é da categoria e pode ser aplicado na reestruturação, valorizando todos os cargos.
Grupo de Whatsapp
Como parte da mobilização, o sindicato integrou-se ao grupo de WhatsApp criado por Antônio Melquíades, o Melqui, dirigente do Sintrajud, em sintonia com a mobilização nacional, e para ampliar a pressão junto ao Congresso. Os links de acesso serão divulgados nos grupos Mobiliza.
O reforço dessa mobilização ocorre em um momento de preocupação com os impactos do arcabouço fiscal sobre as negociações salariais. O alerta aumentou após a declaração do ministro da Fazenda, Dario Durigan, de que não haverá reajustes acima da inflação para os servidores federais em 2027, devido aos limites do novo regime fiscal. Importante garantir esse reajuste completo, ciente de que há recurso no judiciário para isso e para a reestruração das carreiras.
Participe desta luta! Filie-se!
Sindjufe-BA – Gestão Unidade na Resistência