Sindjufe-Ba anuncia projeto de escuta aos aposentados e segue na luta por pautas como reposição e perdas salariais
Parabéns às aposentadas e aos aposentados!
No mês em que celebramos o Dia da Aposentada e do Aposentado (24 de janeiro), reafirmamos nosso reconhecimento aos colegas que foram essenciais na construção da história da nossa categoria. Nossos parabéns a vocês e aos demais, a quem chamamos para se juntar a nós.
A aposentadoria é um direito e não uma despedida. Esse direito tem se tornado cada vez mais distante para as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros, com mudanças que ampliaram idade mínima e tempo de contribuição. Soma-se a isso a redução no valor dos benefícios, justamente no período da vida em que mais se necessita de segurança financeira para manter a qualidade de vida.
Além do aspecto econômico, outros fatores também influenciam a forma como cada pessoa lida com a aposentadoria: o tipo e o ritmo de trabalho exercidos, as condições laborais, eventuais situações de assédio, a qualidade dos relacionamentos interpessoais e as características individuais de cada servidora e de cada servidor. Todos esses elementos podem tornar mais complexa, inclusive, a decisão sobre se desligar do trabalho formal.
Mais apoio e acolhimento
Compreendendo essas necessidades, o Sindicato está construindo um projeto voltado para vocês. A iniciativa prevê um acompanhamento mais próximo, com ações de apoio, escuta qualificada e acolhimento. O projeto também contemplará colegas que estejam próximos da aposentadoria, auxiliando-as e auxiliando-os nesse período de transição.
O Sindjufe-BA também segue fortalecendo a luta em defesa das principais pautas das aposentadas e dos aposentados, como o fim da taxação, a obtenção do auxílio-nutrição, a reposição das perdas salariais, a defesa da paridade e da integralidade, a valorização das aposentadorias, a melhoria da assistência à saúde e a atenção à saúde mental, mantendo essas demandas no centro da agenda sindical.
Construa conosco esse projeto! Filie-se!