Pular para o conteúdo

A saúde mental das trabalhadoras e dos trabalhadores do PJU é uma pauta permanente do Sindjufe-BA. Os casos recentes de suicídio entre colegas, neste início de ano, reforçam a necessidade de manter o tema em evidência e de avançar na construção de encaminhamentos concretos para enfrentar este problema de saúde pública.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. No ambiente de trabalho, esse cenário se relaciona a fatores como sobrecarga, pressão por metas, precarização, falta de reconhecimento e práticas de assédio moral, presentes também no serviço público.

Pesquisas indicam que contextos como esses aumentam o risco de ansiedade, depressão, burnout e ideação suicida. No Judiciário, há ainda a subnotificação dos casos, reconhecida pelo próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que dificulta a construção de diagnósticos e de políticas de prevenção.

Durante o Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental, o Sindjufe-BA amplia esse debate e dará visibilidade ao tema. Uma live no dia 27/01 está prevista como parte de um conjunto de ações voltadas à conscientização e apoio aos/as filiados/as.

Sorry, no results were found.

Fique por dentro do nosso trabalho

Preencha o formulário e assine nosso Boletim Eletrônico para receber atualizações sobre a SINDJUFE-BA.

Veja nossa política de privacidade. Este site é protegido pelo reCAPTCHA e, por isso, a política de privacidade e os termos de serviço do Google também se aplicam.

Formulário submetido com sucesso.