Para quem perdeu a oportunidade, acesse agora a live “Tira dúvidas sobre o AQ”
Atendendo a pedidos, o Sindjufe BA realizou, nesta terça feira...
Atendendo a pedidos, o Sindjufe BA realizou, nesta terça feira (9), uma live para explicar o Adicional de Qualificação (AQ) previsto no Projeto de Lei 3084/25, aprovado pelo Congresso Nacional em novembro. Transmitido pela TV Sindjufe BA, o encontro reuniu servidoras e servidores para uma apresentação das novas regras, com exposições de Vera Miranda, assessora, e Luciana Carneiro, dirigente da Fenajufe, e mediação de Denise Carneiro, dirigente da Fenajufe e do Sindjufe BA.
Acesse e compartilhe:https://www.youtube.com/watch?v=9ru2wjpbfmc
Vera reconheceu que o texto diverge do que foi aprovado nacionalmente e no Fórum de Carreira, como a mudança da base de cálculo do AQ, que sai da incidência sobre o vencimento básico para uma base única em valor de referência (VR) na CJ. “Ainda assim houve um impacto muito interessante, que é a mudança de posição sobre o significado do esforço individual de cada um para aquisição daquele conhecimento e como ele passa a ser valorizado”, afirmou.
Luciana participou da live diretamente do Congresso Nacional, onde estava ocorrendo a retirada forçada do deputado Glauber Braga (PSOL RJ) da Mesa da Casa, e retirada da imprensa e fechamento do Canal TV Câmara. As dirigentes registraram solidariedade ao parlamentar, cujo mandato estava em risco, e terminou sendo suspenso por 6 meses. Em seguida, Luciana comentou os efeitos do texto aprovado e as distorções históricas que ele mantém. “O projeto da Federação era mais ousado e mais justo”, afirmou. Ela ressaltou que mudanças anteriores ainda vigentes produziram impactos desiguais: “O projeto de 2006 prejudicou especialmente os aposentados, que muitas vezes deixaram de buscar qualificações por acreditar que elas não trariam impacto real no salário”.
O Sindicato participou ativamente de todo o processo que resultou no texto base do AQ. “Esse foi um dos temas mais demandados pela categoria, e o sindicato está cumprindo seu papel ao trazer as informações de forma transparente”, afirmou Denise. Ao longo da transmissão, as palestrantes responderam as perguntas do público sobre acúmulos, critérios, certificações, incidências e efeitos para técnicos, analistas, auxiliares e aposentados.
Assista e compartilhe.