Chapa Unidade na Resistência é eleita para mais uma gestão à frente do Sindjufe-BA
A chapa “Unidade na Resistência” foi eleita para dirigir o...
A chapa “Unidade na Resistência” foi eleita para dirigir o Sindjufe-BA no triênio 25/28. A eleição aconteceu nesta terça-feira, de modo virtual. A posse acontecerá no próximo dia 29 de novembro, em evento realizado na sede do sindicato.
A gestão será formada pelos dirigentes Sandro Sales (TRT Técnico Judiciário – Coordenação de Formação Política e Relações Institucionais), Denise Carneiro (TJ, JFBA – Comunicação), Giveraldo Dórea (Agente de Polícia Judicial Salvador – Finanças), Antonio Marcos Pinto Santos (TRT5 Técnico Judiciário – Jurídico), Sergio Liberato de Matos Reis (TRT5 Oficial de Justiça – Coordenação de Finanças), Pedro Silva Dupin (TRT5 Técnico Judiciário – Formação Política e Relações Institucionais), Eduardo Fagundes (JFBA Técnico Judiciário – Formação Política e Relações Institucionais), Maria das Graças Duarte Monteiro (JFBA Analista Judiciário – Aposentados e Qualidade de Vida), Benedita Noeme Santos (JFBA Técnica Judiciário – Aposentados e Qualidade de Vida), Lavy M. do Nascimento (TRT5 Agente de Polícia Judiciária – Assuntos do Interior do Estado), Carla Minola (TRE-BA Analista Judiciária – Jurídico), Ricardo Mota (JFBA Técnico Judiciário – Assuntos do Interior do Estado), Micheline Carvalho (JF Técnica Judiciária – Administração), Cleber Santos (TRE – Comunicação).
Como suplentes da Diretoria Executiva, foram eleitos os servidores Gésner Braga de Araújo Júnior (JF Analista Judiciário), Gilthon Barreto Rodrigues (TRT Técnico Judiciário) e Carlos Augusto Medeiros Junes Junior (JFBA Oficial).
Os representantes do Conselho de Diretores de Base serão Catia Cristina Silva Soares (TRT5 Salvador), Marcus da Silva Vergne (TJ-TRT Salvador), Fernando Jose Balthazar Silveira Lima (TRE-BA), Angela Maria Pinto de Queiroz (AJ TRE Barreiras), Laís Peroba Esteves (AJ-TRE RMS/Lauro de Freitas), Yvette Viana Cohim (TRE-BA Bom Jesus da Lapa), Midian Caldas Ribeiro de Oliva (TRT5 Alagoinhas), José Cândido da Silva Junior (TJ-TRE Sisal/Queimadas), Jacqueline da Cunha Benevides Duarte (TJ-JFBA Juazeiro), Erick Patrick Santos da Silva (TJ JFBA Piemonte de Jacuípe/Campo Formoso) e Vinicius Mascarenhas Oliveira Dultra (TJ-JFBA Salvador).
Para o Conselho Fiscal, foram eleitos Vera Maria Barros Pereira e José Alberto Ribeiro Neves.
A eleição, que teve uma única chapa inscrita para a direção executiva, foi coordenada pela Comissão Eleitoral, órgão independente, sem vínculo com a diretoria e os conselhos do Sindjufe-BA, formada exclusivamente para organizar o processo eleitoral da entidade.
Propostas para a nova gestão
A categoria reconheceu mais uma vez a gestão feita pelo Sindjufe-Ba, que contou com 70% de aprovação, de acordo com uma pesquisa realizada com os servidores no início de 2025.
Mas ainda há muito por fazer, para fortalecer a luta pelos direitos dos servidores e cessar os ataques ao serviço público brasileiro.
Entre as propostas para o triênio 25-28 estão o fortalecimento da presença do Sindicato nos locais de trabalho na capital e no interior, o investimento em formação e qualificação, e a valorização do servidor e da convivência.
Confira as propostas na íntegra:
- 1 Fortalecer a unidade a presença na base
- Seguiremos ampliando as visitas aos locais de trabalho na capital e no interior, fortalecendo os núcleos e criando novas formas de integração com a categoria. Nosso compromisso é estar onde os servidores estão – ouvindo, construindo e agindo juntos.
- 2 Aproximar o sindicato das pessoas
Queremos um Sindjufe mais acessível, acolhedor e horizontal, que estimule a filiação e a participação. Vamos reativar o aplicativo “Sindjufe na Palma da Mão”, retomar o envio semanal do Zap News e criar canais digitais de atendimento direto e ágil. - 3 Investir em formação e qualificação
Seguiremos com o programa de formação política e sindical continuada, com cursos válidos para AQ e temas voltados à realidade dos trabalhadores da Justiça Federal, Eleitoral e do Trabalho. - 4 Ampliar a ação sindical e política
Manteremos a luta por reajuste digno em 2026, valorização da carreira, auxílio-nutrição, extensão de benefícios a aposentados e nomeação de concursados. Continuaremos a atuar junto à Fenajufe, ao Parlamento e às administrações locais, sempre com independência e responsabilidade. - 5 Consolidar um sindicato forte e democrático
Nosso projeto é de continuidade e renovação: continuar o que deu certo e renovar as práticas, ampliando o diálogo e a transparência. Vamos seguir fortalecendo o Conselho de Representantes, estimulando reuniões híbridas e criando o Conselho Político de Diálogo, espaço aberto às forças da categoria para reduzir disputas e ampliar consensos. - 6 Valorizar o servidor e a convivência
Queremos promover eventos culturais, esportivos e de integração, porque a luta também se faz de convivência, amizade e alegria coletiva.
Sindicato forte é aquele que une as pessoas, e faz com que cada servidor sinta que o Sindjufe-BA é a sua casa.