Após negativa dos Conselhos ao reajuste maior, Sindjufe-BA aguarda LOA para retomar a cobrança do auxílio alimentação
Os Conselhos Superiores responderam ao requerimento do Sindjufe-BA e negaram...
Os Conselhos Superiores responderam ao requerimento do Sindjufe-BA e negaram o reajuste do auxílio alimentação no mesmo índice aplicado ao Executivo. Na resposta, informam que os valores de 2026 seguirão o previsto de atualizar apenas com o IPCA. O Sindicato discorda dessa posição e reafirma que o benefício segue defasado.
O documento, assinado pelo secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Giovanni Olsson, também informa que há previsão orçamentária para tratar do tema em 2026, mas que qualquer reajuste dependerá da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Diante disso, o Sindjufe-BA seguirá acompanhando de perto a tramitação do orçamento e se articulando nas instâncias nacionais, como ocorreu no ano passado, quando a aprovação da LOA abriu caminho para avançar no valor do auxílio.
Auxílio Nutrição
Outra demanda relacionada à alimentação, nesse caso para aposentados e pensionistas, é o Auxílio Nutrição. Essa é outra frente de ação do Sindjufe-BA. O senador Cid Gomes (PSB-CE) será o relator da Sugestão Legislativa (SUG) 11/2025 no Senado Federal que trata do tema. O objetivo é garantir a continuidade do auxílio alimentação após a aposentadoria, protegendo os inativos na fase da vida em que a renda diminui e os gastos aumentam.