Notícia postada dia 19/01/2011

Programa do IR estará disponível para 'download' em 1º de março

O programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011, ano-base 2010, estará disponível para "download" na página do Fisco somente em 1º de março, data de início do prazo para entrega das declarações deste ano.

A expectativa do Fisco é de receber 24 milhões de declarações do IR em 2011, contra cerca de 23,5 milhões de documentos neste ano. O prazo de entrega da declaração, pela internet, vai até as 23h59 do dia 20 de abril, de acordo com a Receita Federal. Neste ano, não serão aceitas declarações por meio de formulários impressos.

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 22.487,25 em 2010. A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete (nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal). Neste ano, pela primeira vez, não será permitida a entrega via formulários.