Notícia postada dia 17/01/2011

Assembleia Geral delibera envio de ofício à Fenajufe e intensificação da mobilização

A primeira Assembleia Geral de 2011, realizada após as Assembleias Setoriais realizadas na semana passada, deliberou, de forma unânime, o encaminhamento de um ofício à Fenajufe, solicitando que reveja e antecipe a data da reunião ampliada da categoria (agendada para 26/03) e as ações de mobilização, o recebimento de doações nas subsedes do sindicato (para a região serrana do Rio de Janeiro que tem sofrido com as enchentes) e a criação de uma comissão de mobilização para o corrente ano. Uma nova Assembleia Geral será realizada no dia 25 de fevereiro, uma sexta-feira, às 13 horas, na Justiça Federal.

No início da Assembleia Geral Rogério Fagundes, coordenador geral do SINDJUFE-BA, falou sobre o andamento dos projetos de plano de saúde de autogestão no TRT5 (em fase de finalização, faltando apenas entregar minuta do projeto ao Órgão Especial agora em fevereiro) e no TRE (reunião feita com Secretaria de RH que já está iniciando uma comissão para fazer o mesmo trabalho realizado no TRT5, com a participação do SINDJUFE-BA). Citou ainda, que, devido ao fato do convênio do TRT5 com a Promédica vencer em maio próximo e apontar possibilidades de aumento das mensalidades ou até mesmo uma não renovação deste contrato, deixando os servidores sem assistência médica, será realizada uma reunião com a Administração do órgão nesta terça-feira (18), às 15h.

Em seguida, juntamente com o servidor Adnaldo Teixeira, foram dados os informes sobre o PCS: últimas investidas de 2010, em dezembro, que conseguiu aprovar uma emenda que autoriza o Executivo a abrir crédito suplementar para pagamento do reajuste da categoria. Explicaram ainda, que foi solicitado ao ministro e presidente do STF, Cézar Peluso, que destinasse parte da verba de custeio para pagamento do reajuste, o qual negou tal pedido. Citaram ainda que foram envidados esforços em contatos com parlemantares e ministros a fim de aprovar alguma verba para o PCS. Entretanto, é necessário agora, mobilização para conseguir que o valor seja aprovado em Brasília.

Após este momento de informes, os servidores expressaram descontentamento com a data escolhida para a reunião ampliada da Fenajufe, realizada no sábado passado (15) e que deliberou o Dia Nacional de Lutas em 23/03 e a reunião ampliada para 26/03. Segundo a categoria, são datas distantes para se iniciar a retomada da mobilização visto que o Congresso Nacional retorna às atividades no dia 01 de Fevereiro. Sendo assim, foi sugerido e aprovado por unanimidade que o SINDJUFE-BA encaminhará ofício requerendo revisão nestas datas e antecipação desta reunião, o mais rápido possível para que haja elaboração de estratégias e fortalecimento da mobilização.

Foi aprovada também a criação de uma comissão de mobilização, que deve colher sugestões da categoria para as estratégias de luta deste ano, e, principalmente neste início de ano. Todos os servidores que quiserem participar da comissão devem encaminhar e-mail para sindjufeba@sindjufeba.org.br (colocar no assunto "Comissão de Mobilização 2011). As dicas e sugestões também podem ser enviadas para este e-mail.

SOLIDARIEDADE

Em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, foi sugerido e também aprovado na Assembleia, o recolhimento de doações nas subsedes do sindicato. Podem ser doados alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal - em especial higiene feminina.

RENÚNCIA

Na ocasião, os servidores da Justiça Federal Denise Carneiro, Gilvan Nery e Gilveraldo Dórea informaram que renunciaram aos cargos que ocupavam na diretoria do sindicato. O comunicado foi feito primeiramente na assembleia setorial realizada na Justiça Federal e nesta Assembleia Geral. A carta de renúncia encontra-se disponível na parte de avisos do nosso site.

A saída destes coordenadores foi lamentada por servidores e também pelos coordenadores Joilton Pimenta, Aline Esquivel e Rogério Fagundes, que elogiaram a dedicação e o trabalho desenvolvido por estes servidores.