Notícia postada dia 17/01/2011

Fenajufe realiza sua primeira reunião do ano e orienta entidades filiadas na luta pelo PCS

BRASÍLIA 17/01/2011 - Como demonstrado ao longo de 2010, aprovar os planos de cargos e salários dos servidores do Judiciário e do Ministério Público da União não será uma tarefa fácil, dependerá da união e mobilização de todos os sindicatos e servidores da base. Essa foi uma das discussões dos coordenadores da Fenajufe durante reunião ocorrida nesse sábado [15], que avaliou e debateu estratégias de atuação pela apreciação dos projetos de lei nºs 6613/09 e 6697/09 no Congresso Nacional.

No dia 1º de fevereiro deputados e senadores tomam posse para dar início à nova Legislatura e durante esse mês diretores da Fenajufe já buscarão contato com os parlamentares que assumiram o compromisso de trabalhar em defesa da reivindicação dos servidores. As entidades filiadas, por sua vez, devem promover assembleias com o objetivo de explicar a necessidade de uma mobilização ainda mais forte neste ano, tendo em vista as dificuldades do cenário para a aprovação de reajustes para o funcionalismo público.

Os coordenadores da federação destacaram a importância de a categoria compreender as circunstâncias envolvidas numa possível greve do Judiciário. Um documento com a avaliação do momento e indicativos para as bases será elaborado pelos diretores e encaminhado ainda nesta semana às entidades filiadas. Além disso, é preciso retomar as pressões “em cima” do STF, da PGR e do governo federal.

É bom lembrar que graças ao trabalho intenso de servidores e coordenadores da Fenajufe é que foi possível a inclusão na Lei Orçamentária [LOA] de 2011 da emenda que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar para a revisão salarial dos servidores do Judiciário Federal e MPU. Porém, é inegável que será um desafio arrancar do governo os recursos necessários para a implementação dos PCSs e o convencimento do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, para que exija a valorização de seus servidores, tendo em vista a inércia constatada no ano passado.

Uma nova reunião da diretoria da Fenajufe ficou agendada para o dia 26 de fevereiro. Em 23 de março, uma quarta-feira, será o Dia Nacional de Mobilização, data em que servidores do Judiciário de todo o Brasil devem participar de atos promovidos por seus sindicatos na luta pela aprovação dos PCSs e contra o PLP nº 549/2009, projeto de lei complementar que restringe os reajustes salariais da administração pública por 10 anos. No dia 26 de março há indicativo de reunião ampliada.

Fonte: Fenajufe