Notícia postada dia 14/01/2011

SINDJUFE discute plano de saúde de autogestão com a administração do TRE

Logo após a assembléia setorial realizada no TRE nesta sexta-feira (14), os coordenadores do SINDJUFE-BA Aline Esquivel e Rogério Fagundes e os servidores Christian Cardoso e Sérgio Medrado, participaram de uma reunião com o Secretário de Gestão de Pessoas do TRE, Adelmo da Cruz Teixeira e as servidoras Cláudia Costa e Isabele Brust, representando a assessoria jurídica do TRE. A reunião foi para tratar dos estudos inicias para implementação do plano de saúde de autogestão neste Órgão.

O coordenador Geral do SINDJUFE, Rogério Fagundes apresentou o anteprojeto desenvolvido pelo TRT5 e citou vários planos de autogestão que têm dado certo, a exemplo do pró-social, da Justiça Federal, que, no início da gestão, utilizou a co-participação (valor pago pelos servidores), mas já foi abolido, já que o plano tornou-se auto-sustentável. No TRT, o projeto será fechado em fevereiro. A grande dificuldade é a aquisição do sistema operacional, que custa em torno de um milhão e 200 mil reais.

De acordo com Rogério, cada tribunal tem uma realidade diferente, além da disparidade da rede credenciada entre capital e interior. O que se busca é um plano de saúde que possa ser adequado a realidade dos servidores e os planos privados não permitem isso. “Queremos solução do ponto de vista administrativo e não de gestão”; é um estudo que está começando agora, mas que deve ser continuado nas próximas gestões.

No TRE, a Comissão de Qualidade de Vida que está cuidando dos primeiros estudos sobre a implementação do plano de autogestão. Cláudia Costa apresentou a proposta da comissão jurídica, para que o sindicato encaminhe a administração do TRE um ofício solicitando a participação na referida comissão para verificar se é possível fazer um estudo sobre a implementação do plano. Cláudia ainda sugeriu que o sindicato faça levantamento para saber a opinião dos servidores a respeito da implementação e que apresente o resultado a administração do TRE.

Atualmente o Plano de Saúde no TRE funciona por meio de reembolso. Caso o plano de saúde seja administrado pelo TRE, a verba que hoje possibilita o reembolso do servidor será direcionada ao plano de autogestão. O servidor pode permanecer com o plano privado, mas não receberá mais o reembolso.