Notícia postada dia 25/02/2010

Líder do Governo no Senado garante apoio aos PCS´s

BRASÍLIA – 25/02/10 - O líder do governo no Senado Federal, Romero Jucá (PMDB-RR), recebeu no final da tarde de ontem (24), em seu gabinete, o coordenador da Fenajufe Antônio dos Anjos Melquíades, a presidente do Sinasempu (Sindicato Nacional dos Servidores do MPU), Edilene Vasconcelos, e diretores do sindicato. A pauta do encontro foi a votação, no Congresso Nacional, dos projetos que revisam os Planos de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal e do MPU (PLs 6613/09 e 6697/09).

Durante o encontro, os dirigentes frisaram a importância da aprovação dos projetos para as mais de 120 mil famílias representadas pelos servidores do MPU e do Judiciário em todo o País. O coordenador da Fenajufe explicou ao senador a situação em que se encontram as propostas, cujos requerimentos de urgência ainda não foram votados devido à falta de previsão orçamentária para este ano. Melqui também falou das notas técnicas do Ministério do Planejamento, divulgadas na grande imprensa na última terça-feira (23), afirmando não haver verba destinada à reestruturação salarial e que os projetos não atendem aos requisitos constitucionais e legais de natureza orçamentária para sua aprovação no corrente exercício.

Ele também falou das negociações entre a cúpula do Judiciário e o Executivo e das reuniões que representantes do STF teriam hoje no Ministério do Planejamento e na Secretária de Orçamento Federal (SOF) para apresentar os cálculos referentes à previsão orçamentária do projeto do Judiciário Federal. “A reunião foi importante porque colocamos ao líder do governo no Senado como estão as negociações em torno das duas propostas. Também pedimos que ele ajude nos contatos com o Planejamento, SOF, Casa Civil e até mesmo com a Presidência da República, pois sabemos de sua boa relação com o governo”, informa Melqui.

Romero Jucá esclareceu que para não haver veto é fundamental um entendimento junto ao Ministério do Planejamento. Ele também se prontificou a dialogar com o Executivo sobre o aspecto financeiro das proposições. “O nosso trabalho será no sentido de negociar com a área econômica”, disse.

Ao final da reunião, o senador ainda afirmou que, se depender dele, assim que os projetos chegarem ao Senado, os mesmos serão aprovados e solicitou que os dirigentes sindicais o mantenham informado sobre as negociações.

Da Fenajufe – Leonor Costa, com Sinaempu