Notícia postada dia 19/04/2024

Em Assembleia Geral, servidores indicam mobilização para greve, reforçam importância da unidade na construção do Plano de Careira e aprovam moção de apoio ao Sintrajufe/MA

Trabalhadores(as) também definem delegação que irá representar a categoria na Plenária Nacional da Fenajufe, em maio, em Natal

O SindjufeBA realizou Assembleia Geral nesta quinta (18/4), propondo Resolução política que inclui construção de greve, disputar o orçamento do judiciário, e buscar diálogo na construção unitária de um Plano de Carreira que dialogue com a realidade atual dos servidores e avance nos direitos, proteção e remuneração.

Por conta de uma queda de energia, a AG teve que ser realizada apenas virtualmente, mas teve a presença de mais de 60 pessoas. O encontro foi conduzido pelo dirigente Cristiano Matsumoto e pela dirigente Denise Carneiro. Ambos apresentaram a Resolução construída coletivamente após o Debate Preparatório para a Plenária Nacional da Fenajufe, ocorrido na mesma semana.

"Estamos chamando a categoria para a luta, em defesa da democracia, apoio às greves já em curso deflagradas por outras carreiras, proteção contra o assédio, reestruturação remuneratória, com greve nacional para incidir na disputa orçamentária em curso, nunca vista na nossa história!”. O dirigente Sandro Sales apontou desafios atuais para a categoria, como as reestruturações unilaterais, residência jurídica, uso de IA para fazerem sentenças, e tentativa de achatamento da Justiça do Trabalho, cujas competências vêm sendo questionadas pelo Supremo. Não tem outra saída que não seja a greve." .

A unidade dos(as) trabalhadores(as) para a construção do Plano de Carreira também foi ponto unânime da AG e a proposta de buscar diálogo urgente na Federação nacional foi trazida por Cristiano Cabral, trabalhador da Justiça Federal "Isso mostra força política, fundamental para pensar a mobilização que precisa ser feita para enfrentar os desafios que estão postos e isso precisa ocorrer desde já”.

Delegação definida para a Plenária Nacional

As chapas fizeram acordo para dar exemplo de priorização do que realmente importa, que é atuar em unidade para lutar juntas e juntos por direitos. Ficou então definido  que a Diretoria irá enviar 5 delegados (sendo um pela Diretoria) e 2 observadores (sendo uma vaga pela Federação); o Coletivo Opinião Alternativa levará 1 delegado e 2 observadores (sendo uma vaga pela Federação); o Núcleo de Técnicos com o coletivo Esquerda no Judiciário sairá com 1 delegado e o Núcleo de Agentes com 1 observador.

A Resolução apresentada pela Diretoria do Sindicato foi aprovada por consenso como linha política para atuação no evento nacional. A categoria também aprovou, por unanimidade, uma nova moção de apoio ao Sintrajufe do Maranhão. "Por combater o nepotismo, o Sindicato está sendo perseguido, e tem toda a nossa solidariedade", pontuou Denise.

A dirigente Cátia Soares lembrou que, além de remanejamento de pessoal, os órgãos têm enfrentado como desafio a adoção da Inteligência Artificial, que pode fragilizar as relações de trabalho ou mesmo justificar a ausência de concurso público. A servidora Conceição Moraes chamou atenção sobre a disputa orçamentária no PJU. "O que construímos na Plenária de Belém foi muito importante e precisamos avançar mais. Estamos com uma defasagem imensa e vemos a magistratura nos considerando como 'móveis'. Temos que estar atentos à nossa sobrevivência".