Notícia postada dia 22/12/2010

Fenajufe articula com deputados possibilidade de incluir na LOA recurso para PCSs

BRASÍLIA – 21/12/10 – Coordenadores da Fenajufe e representantes de vários sindicatos estão na Câmara conversando com vários deputados para articular que seja incluído algum recurso na proposta de Lei Orçamentária Anual capaz de garantir a aprovação e a implementação dos PLs 6613/09 e 6697/09. A atuação dos servidores teve início na manhã desta terça-feira (21) durante a sessão da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, que vota a peça orçamentária de 2011. A expectativa dos parlamentares, segundo informações da Agência Câmara, é que a CMO encerre, ainda hoje, a apreciação do parecer final da relatora, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Se isso ocorrer, a proposta será enviada ao plenário do Congresso nesta quarta (22) para votação final.

Os coordenadores Valter Nogueira, Antônio Melquíades (Melqui), Cledo Vieira, Jacqueline Albuquerque e Pedro Aparecido, ao lado de dirigentes de sindicatos filiados à Federação, já conversaram com os deputados Gilmar Machado (PT-MG), vice-líder do governo na Comissão Mista, Valter Pinheiro (PT-BA) e Virgílio Guimarães. Em todos os contatos, a reivindicação era para que os deputados, que são da base aliada do governo, articulem nesta tarde um acordo para incluir no Anexo V da proposta orçamentária uma redação autorizando recurso que viabilize a implementação dos planos a partir de 2011 e possibilite o pagamento das próximas parcelas da revisão salarial. Segundo os dirigentes da Federação, todos eles se comprometeram a atuar para fechar essa negociação.

Está prevista para as 17h a reunião dos líderes partidários, no gabinete da Presidência da Câmara. Nesse encontro, serão discutidas as prioridades de votação desta semana. E para reforçar os trabalhos de pressão junto aos parlamentares, os coordenadores da Fenajufe e os dirigentes dos sindicatos de base estão concentrados no corredor onde fica a sala da Presidência. O objetivo é manter os contatos com os líderes dos partidos para garantir mais apoios à aprovação dos PCSs.

Discurso em apoio aos planos
Na manhã desta terça-feira (21), durante a sessão da Comissão Mista de Orçamento, que começou a apreciar a proposta de Lei Orçamentária Anual, vários deputados aproveitaram seu pronunciamento para defender o reajuste dos servidores do Judiciário Federal e do MPU. Em nome da bancada da Paraíba, o deputado Wilson Santiago solicitou que a relatora garanta algum percentual para que os PLs 6613/09 e 6697/09 possam ser votados ainda este ano pelo Congresso Nacional e implementados a partir de 2011.

O pronunciamento de Santiago, que reforçou os apoios já declarados, durante a sessão, pelos deputados Gilmar Machado (PT-MG), Paulo Pereira (PDT-SP) e Colbert Martins (PMDB-BA), foi logo após a conversa que teve com os coordenadores da Fenajufe Evilásio Dantas e Pedro Aparecido.

Fonte: Fenajufe