Notícia postada dia 05/04/2024

6 anos depois, PF prende acusados de mandar matar Marielle Franco e Anderson Gomes

Sindjufe-BA destaca e parabeniza a participação das(os) trabalhadoras(es) do Poder Judiciário. Vereadora foi assassinada por atrapalhar expansão de grupos milicianos e ir de contra os interesses dos irmãos Brazão, apontados como mandantes do crime

O crime bárbaro contra a vida da vereadora Marielle Franco (PSOL) em março de 2018, no Rio de Janeiro, que também ceifou a vida do motorista Anderson Gomes, chocou o país. Foram seis anos, mais de 2.191 dias sem respostas, mas finalmente agora sabemos quem são os acusados de mandar matar Marielle e podemos ver a Justiça finalmente acontecer para os apontados como mandantes.

Uma mulher negra, militante, mãe, bissexual, feminista, política, oriunda da favela, que teve a coragem e audácia de ir de contra milicianos e poderosos pedindo justiça social e direitos para todas e todos. A vereadora Marielle Franco virou alvo por tentar proteger as comunidades dos milicianos, por auxiliar lideranças comunitárias contra loteamentos de milícias no Rio. Segundo a Polícia Federal (PF), o crime foi ordenado pelos irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão (ex-União Brasil) com planejamento do delegado Rivaldo Barbosa, que também é suspeito de atrapalhar as investigações.
Neste momento, também não podemos deixar de ressaltar a atuação dos profissionais do poder judiciário, que executam suas funções para garantir o pleno funcionamento desse poder. Neste crime houve pressão popular, mobilização coletiva e nunca deixamos de lembrar que Marielle e Anderson estavam presentes, que lutaremos por Justiça. A Justiça, aqui representada pelo Poder Judiciário, começou a ser feita para Marielle e Anderson.

Força para os familiares de Marielle e Anderson e seguiremos na luta até que todos os envolvidos nesse brutal crime tenham a punição que merecem.