Notícia postada dia 12/03/2024

TRT5: SINDJUFE INSISTE NA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA SOBRE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO INTERIOR

Após nova reunião com a Presidência onde o tema foi pautado, Sindicato solicita informações dos Fóruns do Interior e obtivemos algumas respostas.

Apesar de já termos tratado do tema em alguns documentos e em duas reuniões com a gestão anterior e atual da Presidência, inclusive em janeiro deste ano, vimos que o problema não foi sanado totalmente. Isso foi relatado por alguns colegas do interior que ainda seguem custeando o seu consumo de água.

Na última reunião fomos informados que os Fóruns do interior foram orientados a ajustar a instalação hidráulica para colocar um purificador de água em cada andar dos prédios e, caso necessário, contará para isso com apoio da Presidência. Mas em contato com o interior, soubemos que ainda há problema em Itabuna onde a água fornecida pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Itabuna - Bahia (EMASA) possui cheiro forte de sujeira. Em Ilhéus tivemos relatos semelhantes na água fornecida ali pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (EMBASA).
Em Cruz das Almas, Ipiaú,  Irecê, Sto.Antonio de Jesus e Coité as unidades estão com purificador de água em funcionamento normal e realizam lavagem dos tanques de forma periódica.

Relembre a nossa luta

Esse problema é antigo e se iniciou com a interrupção do fornecimento de água por questões documentais da empresa fornecedora. A partir daí, o Tribunal iniciou as providências para migrar da água mineral envasada para o uso de água potável com instalação de purificadores. As providências incluíram a testagem da água fornecida pelas concessionárias locais e higienização dos reservatórios dos prédios, mas os(as) trabalhadores(as) divergem da análise em alguns locais afirmando que água ali não possui qualidade para consumo.

Além disso, os locais com mais de um pavimento enfrentaram problema adicional, pois nos prédios antigos não há instalação hidráulica em todos os pavimentos para a colocação dos purificadores. O Sindjufe-BA tem acompanhado de perto essas denúncias e vem cobrando soluções. As viagens ao interior retornam em abril, quando estão previstas visitas a Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Porto Seguro. Já aconteceram visitas a Alagoinhas, Irecê, Camaçari, Simões Filho e Feira de Santana.

O Sindicato quer ouvir você, mande mensagem para (71) 99367-0287 e informe suas demandas, e peça visita da entidade. Você tem sindicato!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência