Notícia postada dia 07/12/2023

Sindjufe-BA vai à Alagoinhas: Sindicato segue visitando colegas lotados(as) fora da Capital

O Sindicato realizou nova visita a cidade de Alagoinhas para saber sobre o anúncio de remoção da subseção judiciária da cidade para Feira de Santana. No local foi possível identificar que o fórum trabalhista de Alagoinhas também está com problema relacionado ao fornecimento de água mineral envasada, pois o prédio também é antigo e não possui instalação hidráulica para colocar purificadores de água em todos os pavimentos. O sindicato está atuando para resolver isso.

A visita à Zona do TRE foi rápida e os assuntos foram o fim da obrigatoriedade de do chefe de cartório minutar, o que teve grande repercussão positiva, e foenecer informações sobre a Campanha #AntecipaSTF, discussão de planos de carreira, dentre outros. O sindicato também reforçou a importância da presença na Assembleia Geral desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, às 16h.

Sobre a transferência da subseção de Alagoinhas para Feira de Santana que viria ocupar o prédio onde hoje estão instaladas 3 varas da Justiça Federal, o Sindicato realizou uma reunião com presença de quase totalidade dos servidores incluindo o diretor da subseção, para discutir o tema. Informamos ser contra qualquer transferência ou fechamento de zona, Vara, Comarca, e relembrou a dificuldade da população em se deslocar em distâncias longínquas para ter acesso ao judiciário, além da possibilidade real de demissão de trabalhadores terceirizados, além do prejuízo dos colegas lotados na SSJ que são originariamente da cidade ou que já estabeleceram com suas famílias naquele local. A cidade de Alagoinhas fica a 80 km de Feira de Santana.

Ante ao desejo explicitado pela maioria dos servidores que se manifestaram, sendo a favor da transferência, inclusive pela estrutura predial que está aquém da necessidade, o Sindicato reafirmou a necessidade de, no limite, reduzir danos. É preciso manter na cidade um Posto Avançado, ou similar, que garanta a presença da Justiça na cidade de Alagoinhas preservando o acesso aos jurisdicionados e o direito dos servidores que lá residem em permanecer no local. Além de ser garantido o teletrabalho para servidores que não sejam contemplados com esse posto. Isso foi aceito pelos servidores presentes, que afirmaram já haver essas premissas no projeto como uma sugestão.

Como encaminhamento, o Sindicato ficou de se reunir com o magistrado titular da Subseção, e de solicitar acesso ao PA/SEI referente para acompanhar a preservação dos direitos dos servidores. Para facilitar a comunicação, foi sugerido que os servidores façam parte do grupo “Mobiliza Alagoinhas”. Quem ainda não faz parte pode entrar em contato conosco, através do WhatsApp 71 99172-8143.

👊🏾 Sindjufe-BA – Gestão Unidade na Resistência