Notícia postada dia 27/10/2023

Diretor-geral do TRF1 confirma devolução de valores do Pro-Social e afirma apoio à ANTECIPA

O Diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Bezerra, comentou nota divulgada pelo Tribunal sobre o Programa de Autogestão, e sinalizou posição pessoal favorável à campanha de antecipação salarial de servidores(as) do PJU na reunião com o Sindjufe-BA e a Fenajufe, realizada na última sexta (20). Sobre o apoio formal ao pleito, ele prefere conversar antes com o CJF.

A reunião foi solicitada pelo Sindjufe-BA, representado por Denise Carneiro (Fenajufe e Sindjufe-BA). Fabiano dos Santos esteve presente pela Fenajufe. Na pauta, além da Campanha Antecipa, foi discutido o Pró-Social, tema que suscitou dúvidas quando divulgada a notícia sobre a devolução da contribuição fixa de outubro e novembro/23. O DG informou que isso se dará em folha suplementar.

Já o fim da coparticipação se restringirá a internações clínicas e cirúrgicas de qualquer tipo, inclusive UTI, e tratamentos de neoplasias. Consultas e exames seguem com esse custo. O Sindjufe entende que, com novos aportes no orçamento, toda coparticipação deve acabar.

O Diretor-Geral esclareceu ainda que esses aportes não se relacionam com o auxílio-saúde, com informação recente da majoração pelo Conselho da Justiça Federal: "O entendimento do Conselho é de valorizar o coletivo. O ideal é que todos venham para os programas geridos pelos Tribunais", afirmou o DG.

A representante do Sindjufe-BA informou a intenção do Sindicato em realizar uma LIVE com todos os Programas de Autogestão dos Órgãos com sede na Bahia, para tirar dúvidas dos(as) servidores(as). Esse evento deve ocorrer em breve.

Feriado do dia 3/11

O Sindjufe-BA oficiou ao TRF1 solicitando a troca dos efeitos do feriado do dia 1º para o dia 3, mas ponderou ao DG que o ideal seria estabelecer o dia como “ponto facultativo”.

O Diretor respondeu que, se os órgãos superiores concederem o ponto facultativo, há possibilidade de estender para o Tribunal e Seccionais. Por isso, segundo ele, é até preferível aguardar a resposta ao pedido do Sindicato, para dar tempo aos Tribunais Superiores de se posicionarem.

Acompanhe as mobilizações do Sindicato! Participe!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência