Notícia postada dia 09/10/2023

Solidariedade à deputada Sâmia Bomfim e familiares

Neste momento de imensa dor e sofrimento, o Sindjufe-BA presta sua total solidariedade à deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) e toda sua família, além dos familiares dos outros médicos que foram assassinados de forma covarde e bárbara no Rio de Janeiro.

O ortopedista Diego Bomfim, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim, foi executado juntamente com os colegas de profissão Perseu Almeida e Marcos de Andrade Corsato, na madrugada da quinta-feira, 5, em um quiosque da praia da Barra da Tijuca. O único sobrevivente do crime é o também médico ortopedista, Daniel Sonnewend Proença. Todos estavam na cidade para um congresso de medicina.

A deputada Sâmia Bomfim, que foi a deputada mais bem avaliada pelo público na internet, de acordo com o Prêmio Congresso em Foco 2023 e faz parte da CPI do MST enfrentando a bancada do boi / agronegócio, que passaram a boiada sem o menor respeito nem escrúpulos nesses anos, também denunciou ameaças recebidas. Seu companheiro, o também deputado Glauber Braga, por sua atuação também irretocável e corajosa sofre ataques semelhantes daqueles que não se conformam com a democracia. Recentemente ambos receberam o SINDJUFE-BA e colocaram seus mandatos a serviço da luta contra a PEC32 e da defesa do serviço público, outro foco do embate que eles vem travando contra os destruidores desse serviço.
Assim, o Sindicato cobra e espera que haja uma apuração profunda e adequada do crime, seja qual for a motivação, executantes e mandantes de mais um crime tão bárbaro.

Não podemos aceitar crimes violentos, bárbaros, execuções sumárias e normalizar essa violência. Não esqueceremos de Mariele Franco e Anderson Gomes, Mãe Bernadete e seu filho Binho do Quilombo, Estevão da Costa Rodrigues, estes últimos executados na Bahia, e tantos outros crimes que acompanhamos com uma sensação de que sempre quem luta pelas causas corretas, em defesa do povo brasileiro, não tem vez no país. Não aceitaremos a continuidade da matança de ativistas sociais ou não, exigimos o direito à vida com segurança e respeito.