Notícia postada dia 27/09/2023

CJF: "Reajuste do auxílio saúde deve ocorrer na folha de Setembro/23"

Essa informação foi fornecida na reunião ocorrida nesta segunda, dia 25, entre o juiz federal Daniel Marchionatti Barbosa, Secretário-Geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), e os representantes da Fenajufe Fabiano dos Santos e Denise Carneiro, que também representou o Sindjufe-BA.

No encontro foram tratados assuntos como a antecipação da 3ª parcela da recomposição, reajuste do auxílio saúde, quintos e SINAR (Sistema Nacional de Remoção). O secretário-geral Daniel Marchionatti informou que considera justo o pedido para antecipação da parcela, e que devemos seguir buscando, mas que ele não pode garantir nada porque não trata de orçamento do Judiciário.

Sobre o auxílio saúde, nos antecipou que o reajuste para R$ 782,00 deve ocorrer na folha de Setembro/23. Já para implementar a Resolução 500, que eleva em 50% os valores para quem tem mais de 50 anos e/ou são pessoas com deficiência (PCD), eles ainda estão buscando orçamento para implementar em 2024, mas não informou em qual mês isso seria feito.

Fabiano insistiu sobre inserir os servidores na Resolução 294 do CNJ sobre o piso para o auxílio saúde. O magistrado informou haver orçamento para essa implementação, seja para magistrado ou servidores.

Sobre os quintos, o juiz afirmou que esse debate agora está se dando em outro espaço, ou seja, não pode opinar. Os representantes informaram que pela justeza da pauta vão seguir, agora no Congresso, buscando derrubar o veto presidencial às emendas ao PL 2342.

Seguindo a reunião, Denise pediu informações sobre o SINAR, e o magistrado ficou de cobrar essa publicação, ficando de verificar o assunto.

Participe da mobilização por isonomia no tratamento dado à saúde, pela antecipação da parcela e também pela derrubada do veto. Um serviço público gratuito e de qualidade é importante para a soberania e democracia do país, e isso passa pela valorização dos servidores públicos.