Notícia postada dia 01/09/2023

É urgente voltar à mobilização contra a PEC32!

A preocupação com as últimas movimentações no Congresso em relação à reforma administrativa (PEC 32) também pautou as atividades do Sindjufe-BA em Brasília. Nesta quarta (30), ao lado de outros coordenadores da Fenajufe e de sindicatos de base, a dirigente Denise Carneiro esteve no Congresso Nacional contra a PEC que tem sido constantemente citada nos veículos de imprensa pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Em 2020, ainda em meio à pandemia, várias entidades atuaram contra o projeto elaborado pelo governo de então. O movimento foi articulado via Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, que organizou a luta sindical na Bahia, junto ao FONASEFE e as Centrais Sindicais. Trabalhadores e trabalhadoras do PJU foram para as ruas, para os aeroportos e também para a capital do País durante 4 meses, até o Projeto ser retirado de pauta. Agora ele ressurge e o momento exige a retomada urgente da reação.

A proposta de emenda à Constituição Federal abre caminho para terceirizações, privatizações, fim do concurso público, da estabilidade de servidores e servidoras, o que ataca frontalmente as carreiras, reduzindo salários e precarizando serviços essenciais de saúde, educação e acesso à justiça.

No Congresso, representantes sindicais conversaram com o deputado Rogério Correia (PT-MG), contrário à posição de Lira sobre o retorno da PEC32 que contou com apoio de frentes parlamentares. Arthur Lira (partido/estado) tenta obrigar o governo a discutir esse projeto de desmonte do serviço público no País.  Além do Sindjufe-BA, estiveram presentes os sindicatos Sisejufe/RJ, Sindjufe/MS, Sintrajud/SP e Sintrajufe/PE,  Sinjuspar/PR e Sitraemg/ MG.

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência

Foto: Fenajufe