Notícia postada dia 31/08/2023

Servidores federais protestam em Brasília: "Só 1% eu não aguento, quero ver os servidores no orçamento"

A ‘proposta’ de reajuste apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos aos servidores federais foi considerada um desrespeito!

O Ato ocorreu na manhã de quarta-feira (30). Ali, a proposta do Governo foi rechaçada por servidores na Esplanada dos Ministérios. “Só 1% eu não aguento, quero ver os servidores no orçamento”, foi a palavra de ordem que predominou, informa Fabiano dos Santos, ex-diretor do Sindicato e um dos coordenadores da Federação Nacional (Fenajufe).

Mesa geral de negociação

Em mais uma rodada de negociação, ocorrida na tarde da terça-feira (29), em Brasília, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão, José Lopez Feijóo, informou aos Sindicatos presentes que a proposta orçamentária reservou apenas R$ 1,5 bilhão para a recomposição salarial das categorias do Executivo.

Os protestos imediatos fizeram o governo manter as negociações salariais abertas, mesmo após o envio da proposta orçamentária ao Congresso Nacional, o que deve ocorrer até quinta-feira (31). Uma proposta de calendário à Mesa de Negociação ficou de ser apresentada pelo Ministério na semana que vem.

Manifestação em Brasília

“O tom do ato em Brasília foi de indignação, o que também se expressa em nota que o conjunto das entidades divulgou, inclusive já apontando a possibilidade de construção de um movimento grevista”, observa Fabiano. “Há uma evidente necessidade de mobilização do funcionalismo”, resume.

(Com informações do Sintrajud)

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência