Notícia postada dia 28/08/2023

Servidores(as) do PJU decidem intensificar a campanha #Antecipa_STF

Em Assembleia Geral no último dia 24, trabalhadores(as) do PJU debateram sobre a campanha _#ANTECIPA, onde se informaram das mobilizações e reuniões promovidas pelo Sindjufe-BA, Fenajufe e outras entidades. Foram comunicados por Sandro Sales, que dirigiu a AG junto com Micheline Times, também coordenadora, sobre a campanha "Por um Sistema de Justiça mais Saudável", que trata do enfrentamento ao assédio e condutas desrespeitosas, entre outros temas.

A AG teve formato híbrido e aconteceu na sede do sindicato, com transmissão pelo Google Meet.

Na abertura, a direção do Sindjufe-BA exibiu um vídeo sobre o ato realizado por diversas Entidades, na mesma manhã, contra o genocídio da população negra no Brasil, em homenagem à Yalorixá Mãe Bernadete Pacífico, barbaramente assassinada em casa, na RSM de Salvador.

O público da AG também assistiu o trailler do filme brasileiro "Pureza", de Cacá Diegues, que discute o aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais a partir de uma história real.

Informes gerais

Nos informes gerais, a dirigente Denise Carneiro detalhou a campanha Antecipa e falou sobre o PL2342/22, que cria funções para o CNJ e possui emendas de grande interesse da categoria. Alvo de mobilizações do Sindjufe-BA e da Fenajufe, o texto já foi aprovado na Câmara e na CCJ do Senado, com pedido de urgência, e está pautado para votação em Plenário nessa quarta, 30.

A orientação passada durante a AG foi a de que servidores(as) enviem email para os senadores, pressionando pela aprovação do PL. "Sabemos que não vai ser fácil porque a composição atual do Congresso não beneficia o serviço público, mas essa é uma pauta que não tem repercussão financeira e visa rever uma injustiça que está acontecendo com servidores e servidoras", afirmou Denise.

Ainda durante os informes foi anunciada a 5ª aula do curso O Mundo do Trabalho, com a professora Luci Praum apresentando o tema "Trabalho e Saúde", no dia 29/8, às 19h, pela TVSindjufeba, no YouTube.

No início da AG também foi anunciado o lançamento do aplicativo do Sindjufe-BA, já disponível para download. O administrador de TI, Moisés de Jesus, fez a apresentação do programa. Com o App, o(a) filiado(a) poderá acessar informações das ações judiciais, documentos, prestação de contas, agenda do sindicato etc.

Informes locais

Nas pautas sobre questões específicas da categoria, foi mencionada a segurança do prédio Anexo 3, do TRE-BA. O Sindjufe-BA buscou e obteve parecer e laudo técnico, os quais considerou insuficientes. De acordo com Denise Carneiro, o sindicato está orçando fiscalização de engenharia para avaliar a obra junto com o Tribunal.

A dirigente Micheline Times tratou sobre a Portaria da JF-BA que reduziu o horário de acessso aos prédios e estacionamentos dos órgão, no CAB e também em Sussuarana. "Vamos buscar diálogo com a DIREG para entender os motivos disso, lembrando que há muita gente que sairá prejicada, quem sai mais cedo de casa porque mora longe ou para levar filhos na escola" e segue para o trabalho, ou ainda possui escala combinada com a Unidade. O sindicato vai pedir reunião com os dois órgãos.

Participe da luta e faça parte dos grupos Mobiliza!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência