Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 18/08/2023

Notícia postada dia 18/08/2023

URGENTE: Liderança quilombola Bernadete Pacífico é assassinada em Simões Filho

URGENTE: Liderança quilombola Bernadete Pacífico é assassinada em Simões Filho

O Sindjufe-BA recebeu com extrema indignação a notícia do assassinato da liderança quilombola Bernadete Pacífico, de 72 anos, morta na noite desta quinta-feira (17), na comunidade Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. 

Referência na luta pelos direitos quilombolas, Bernadete era ialorixá e dirigente da Coordenação Nacional de Quilombos (Conaq), tendo sido também secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Simões Filho, entre 2009 e 2016. 

Em julho deste ano, ela denunciou à presidente do STF, ministra Rosa Weber, as ameaças e violências contra Pitanga dos Palmares. O encontro aconteceu em Quingoma, em Lauro de Freitas, comunidade também ameaçada constantemente. Desde 2017, Bernardete cobrava justiça pela morte do filho, Flávio dos Santos, o Binho do Quilombo, ativista negro assassinado na mesma região. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Mãe Bernadete foi morta em casa por dois homens, que entraram na sede da associação quilombola onde ela morava e efetuaram disparos com arma de fogo. 

Os dados e relatos provam que esses assassinatos e ameaças não são casos isolados! Este crime bárbaro e covarde é mais uma tentativa de silenciamento de quem se articula por direitos, sempre negados em nossa sociedade estruturalmente racista e elitista. Isso precisa ter um basta! 

O Sindjufe-BA expressa profundo pesar aos familiares e amigos de Mãe Bernadete e reforça a cobrança ao governo do estado da firmeza necessária nas investigações! Mais esse crime, dessa vez contra Bernadete e seu filho, que não podem ficar impunes. Vidas negras importam! 

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência.



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE