Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 28/07/2023

Notícia postada dia 28/07/2023

Servidores(as) do TRT-5 definem ato pela Campanha ANTECIPA_STF

Servidores(as) do TRT-5 definem ato pela Campanha ANTECIPA_STF

Na Assembleia Setorial convocada pelo Sindjufe-BA e dirigida pelo coordenador Sandro Sales, os presentes definiram a realização de um ato simbólico no dia 3 de agosto (quinta), no Comércio, às 8h30.

Durante os informes, Sandro relatou sobre a reunião com a presidente do TRT-5, desembargadora Débora Machado, que se mostrou sensível às pautas do sindicato, como a instalação de uma Mesa Permanente de Negociação, a campanha ampla contra o assédio e condutas desrespeitosas, e à Campanha “Antecipa STF”. Ali foi informado ao sindicato sobre a criação de 49 cargos para servidores no Regional do Trabalho. 

A dirigente Denise Carneiro reforçou a importância da utilização do cartaz com o QRCode, um canal de relatos e denúncias, afixado em todas as Unidades e enviado para as Varas do Interior, para coibir as práticas desrespeitosas no ambiente de trabalho. Ainda no contexto das mobilizações contra o assédio, a magistrada indeferiu pedido do sindicato para a retirada de lista dos nomes dos(as) servidores(as) presentes nas Varas, exposta na entrada das Unidades, algo que em pesquisa feita em todos os ramos e no Brasil, só existe no TRT da Bahia. 

O sindicato não desistiu dessa pauta e, na Assembleia, foi aprovada a confecção de um “Abaixo-Assinado” como mais um elemento para a sua retirada. O argumento da presidência foi de praticar a “transparência” e, mesmo com falas sobre o constrangimento que isso tem causado, a desembargadora não acatou o pedido, ficando de avaliar a possibilidade de fazer esse registro apenas no Portal da web do Tribunal. O dirigente do Sindjufe-BA Cristiano Matsumoto complementou: "O TRT-5, pelo que temos notícia é o único Tribunal, no país inteiro, a adotar tal medida. Precisamos do apoio da base para pôr fim a essa medida". 

Ainda durante a reunião com a presiência, Denise Carneiro levou a pauta do reenquadramento dos auxiliares. A desembargadora Débora Machado, que também é membra do CSTJ, disse que iria verificar o que poderia ser feito para resolver essa questão. 

Antecipa STF

A Campanha nacional reivindica que a última parcela de 6,13%, prevista para 2025, seja paga em 2024. "É uma tentativa de reduzir a perda salarial e de quebrar as amarras que nos mantém paralisados até 2025", observou Denise. 

No dia 8/8, a Fenajufe se reunirá com a ministra Rosa Weber, em Brasília, e a base sindical está sendo convocada para um ato no dia 9/8, às 15h. Entre os dias 9 e 10/8, sindicalistas visitarão o congresso nacional com o objetivo de mobilizar parlamentares para encaminhar o projeto de antecipação salarial, cujo prazo é dia 11 de agosto. 

Durante a assembleia, Denise Carneiro lembrou ainda da necessidade de retomar mobilizações contra a PEC32, diante da possibilidade de ser reinserida na pauta do Congresso. O servidor André Liberato analisou: "Arthur Lira está chantageando o governo e usará a reforma administrativa para isso, antes mesmo da tributária". 

O Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público - que coordenou a campanha de 2021 nos aeroportos pelo arquivamento da matéria, está chamando a reação.  "Fizemos uma luta ferrenha e unificada para evitar o desmonte do serviço público e precisaremos nos organizar novamente", observou Denise, membra também do Coletivo Resistência e Luta no Judiciário, que compõe o Fórum. 

Participe das lutas, se informe! Você tem sindicato!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE