Notícia postada dia 14/07/2023

Categoria debate desvio de função e sobrecarga de trabalho durante assembleia setorial do TRE-BA

Nesta quarta-feira (12), o Sindjufe-BA convidou as (os) trabalhadoras (es) para a Assembleia Setorial do TRE-BA. Com condução da dirigente Janiere Portela, a setorial teve início às 10h30 para contemplar um pedido feito por colegas que atuam no interior da Bahia. O Sindicato trouxe como pauta os informes, eleição dos conselhos tutelares, atribuições cartorárias, além das metas de desempenho e produtividade.

A questão de erros frequentes no registro de ponto das (os) trabalhadoras (os) no interior é um problema recorrente que foi novamente trazido nos informes. O Sindicato já acompanha essa pauta, inclusive nas visitas que são feitas aos interiores, e ficou decidido que será ratificado o requerimento que já foi proposto pela Comissão de Servidores do Interior no mesmo sentido. Com os erros, falta de registro correto e informações insuficientes no contracheque, a categoria não está motivada a fazer bancos de horas, não consegue realizar programações nem se organizar com antecedência sobre seus pagamentos.

Nos informes a dirigente Denise Carneiro reforçou o convite para que a categoria acesse o QR-Code disponibilizado pelo Sindicato para a campanha “Assédio é crime” e realize os relatos que acontecem no cotidiano, pois muitos só são coletados durante a nossa passagem nos órgãos. Esses relatos podem ser feitos de forma sigilosa e são de fundamental importância para articularmos ações de combate ao assédio. A dirigente também convidou os servidores para participação nos grupos “Mobiliza” no WhatsApp e canais de comunicação que o Sindicato disponibiliza.

A preocupação acerca das atribuições cartorárias e a pressão das metas de desempenho e produtividade foram os pontos de maior debate na assembleia. É de conhecimento de todos que existe um movimento político nacional que busca o desmonte do funcionalismo público e para isso ações e propostas de sucateamento, desvalorização dos servidores e até desrespeito com o serviço público são presenciadas. Com o acúmulo de funções de um órgão que já tem um fluxo de demanda grande, como é o Tribunal Eleitoral, existe o temor de que as (os) trabalhadoras (es) estejam cada vez mais perto da exaustão, sem qualidade de vida, com uma remuneração irreal e incompatível com as funções exercidas. Ou seja, apenas prejuízo ao serviço e aos servidores públicos federais.
Para avaliar as novas propostas e apresentar estratégias para negociar com o Tribunal, uma comissão foi proposta. Durante a reunião houve apenas um voluntário, mas esperamos que mais colegas da base tenham interesse em construir essa articulação para combater a ofensiva de acumular função e sobrecarregar as (os) trabalhadoras (es). Quem tiver interesse em participar pode sinalizar ao Sindicato através dos membros da diretoria, conselheiros ou através dos canais de comunicação.

A equipe jurídica do Sindicato, representada pelo Dr. Carlos Ratis na assembleia, também se colocou à disposição para acompanhar as decisões e mediar as conversas com o órgão, na busca de acordos e, em último caso, pensar em medidas legais para promoção da garantia de Direitos das (os) trabalhadoras (es).

O Sindjufe-BA segue atuando para que todas e todos, tenham além da seguridade dos seus direitos, também qualidade de vida e condições dignas para exercer as suas funções. Entendemos como de fundamental importância combater a ofensiva que não só precariza o serviço público, como adoece, desestimula e faz com que os servidores não queiram continuar na área de atuação. É de suma importância que, como classe trabalhadora e como brasileiras (os), exista união na luta para que não haja retrocessos em nosso país.

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência