Notícia postada dia 14/07/2023

Em reunião com Sindjufe-BA, desembargadora Carmen Gonzales dialogou sobre campanha Antecipa STF e reajuste do Auxílio Saúde

Em nova reunião com a desembargadora Carmen Gonzales, juíza auxiliar da presidência do CNJ e do STF, o Sindjufe/BA e a FENAJUFE dialogaram sobre a campanha ANTECIPA-STF, a importância do reajuste do Auxílio Saúde e outros direitos dos servidores do PJU. Participaram do encontro na quarta-feira (12/7) a dirigente Denise Carneiro, representando o sindicato e a Fenajufe; o servidor Jailson Lage, também coordenador da Fenajufe, e o advogado do sindicato, Cláudio Andrade.

A magistrada ouviu demandas sobre os programas de assistência à saúde nos ramos trabalhista e federal. Na Justiça do Trabalho, a contribuição com o TRT Saúde atualmente é de valor fixo, independentemente da remuneração, o que faz com que servidor em início de carreira ou aposentado por problemas de saúde e com remuneração muito baixa pague ao Programa o mesmo valor de desembargadores.

O sindicato busca uma cobrança mais justa por parte do Programa. No TRF, a taxa de coparticipação tira o sono dos trabalhadores que, por motivo de internamento, podem vir a ter um passivo extensivo aos dependentes em caso de falecimento.

Ainda durante a reunião, a desembargadora foi informada sobre questões como defasagem no quadro de pessoal e aumentos de atribuições no TRT-5 e no TRE-BA. A dirigente Denise Carneiro informou sobre os relatos de colegas que reportaram condutas desrespeitosas na Trabalhista de 1ª Instância. Isso fez o sindicato chamar entidades para criar uma campanha por respeito.

A juíza se colocou à disposição para colaborar com o Sindjufe-BA, levando as pautas ao conhecimento da ministra Rosa Weber, e se prontificou a estabelecer um canal de diálogo entre os servidores e as instituições.

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência