Notícia postada dia 05/07/2023

Em reunião com Entidades Jurídicas e Judiciárias, Sindjufe-BA dá mais um passo para criar a Campanha contra o Assédio

Em sala criada pela OAB-BA, aconteceu, nesta segunda-feira (3/7), a segunda reunião sobre o combate ao assédio no âmbito do PJU na Bahia. Além da Ordem dos Advogados, representada pela vice-presidente Christianne Gurgel, e do Sindjufe-BA, representado por Denise Carneiro, Sandro Sales e Cátia Soares, estiveram presentes AMATRA5, ABAT, SINTAJ, SINASEMPU-BA e membros das Comissões dos Órgãos sobre este tema, formalizando a criação de uma campanha coletiva contra o assédio moral no Judiciário em todo o estado.

Durante o encontro, foi enfatizada por todas e todos a importância de uma atuação conjunta na prevenção e enfrentamento do tema. A próxima reunião está marcada para 17/7, de forma online.

Também em nome do sindicato, o dirigente Sandro Sales contextualizou a campanha, informando da pesquisa que fez no TRT-5, quando colheu relatos de diversos servidores do tribunal, onde ele é calculista. "O que, no início parecia pontual, mostrou-se preocupante, com queixas em quase todas as varas que visitamos. Em alguns casos, a situação é tão grave, que as pessoas sequer sabiam que estavam sendo assediadas", afirmou Sandro.

Participaram da reunião, já confirmando aderência à campanha: Justiça Eleitoral, representada pelo diretor-geral Raimundo Vieira e por três membros das Comissões (entre os quais, a dirigente do Sindjufe-BA, Laís Esteves); a Comissão de Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da Justiça Federal, representada pela servidora Patrícia Farias; o MPT, representado pela procuradora Larissa Amorim; o SINTAJ, representado pelo coordenador jurídico Mozart Pedra; a ABAT, representada por Rodrigo Nova e o SINASEMPU-BA, representado por Flávio Penedo.

O Sindjufe-BA insiste para que os (as) trabalhadores (as) relatem as condutas tóxicas no ambiente de trabalho pelo canal criado exclusivamente para isso, com QRCODE afixado em todas as unidades judiciais da capital e enviado por e-mail para o interior do estado. Por este canal, o sindicato já está recebendo denúncias e tem atuado sobre elas.

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência