Notícia postada dia 03/07/2023

Sindjufe-BA participa do ato de resistência do 2 de julho

“Com tiranos não combinam, brasileiros, brasileiros corações.” O trecho do Hino ao 2 de Julho, data da Independência do Brasil na Bahia, reforça que sempre foi através da força popular que o Brasil combateu às violências e seus opressores. Com a luta de homens e mulheres negras, indígenas e brancos pobres, conquistamos a libertação do domínio português há 200 anos.

Neste bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o Sindjufe-BA esteve novamente nas ruas, juntamente com outros sindicatos, movimentos sociais e milhares de baianos que não só celebraram as antigas conquistas, mas também reivindicam novas.

Em um trajeto da Lapinha até a Avenida 7 de Setembro, o sindicato reivindicou que o Arcabouço Fiscal não estrangule ainda mais o orçamento e precariza o serviço público, prejudicando o plano de carreira dos (as) trabalhadores (as) do serviço público e um teto de gastos irreal para serviços importantes para o país. Exigimos o povo e o serviço público no orçamento, respeito e que haja dignidade para todos (as) os (as) brasileiros (as). O cortejo contou com dirigentes do Sindicato, trabalhadores (as), além da presença do deputado estadual, Hilton Coelho (PSOL), que é servidor licenciado do TRT5 e esteve em nossas fileiras durante o trajeto.

No ano em que o Marco Temporal foi aprovado pelo Congresso, um projeto que retira o direito à terra dos povos indígenas, sempre é bom lembrar que o 2 de Julho tem como símbolo a cabocla em homenagem aos povos originários. A participação dos indígenas, pela vasta experiência e conhecimento das matas, possibilitou o sucesso nas batalhas que avançaram do Reconcavo baiano até a capital. Não podemos esquecer do passado, pois ele é fundamental para entender o presente. Viva o 2 de Julho, Viva o Brasil e sigamos na luta por uma nação melhor para todas e todos!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência