Notícia postada dia 30/06/2023

Sindjufe-Ba participa do encontro de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário promovido pelo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou na última quarta-feira (28/6), o I Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário, no Auditório do Conselho da Justiça Federal. As dirigentes Denise Carneiro e Laís Esteves participaram como representantes do Sindjufe-BA e membros das Comissões de Prevenção e Combate ao Assédio do JF-BA e TRE-BA, respectivamente.

O evento foi iniciado pela juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Roberta Ferme Sivolella. Em seguida houve o debate do tema Comunicação Não Violenta (CNV) com a palestrante Daniela Muniz Bezerra de Melo, Diretora da Escola de Mediação – Emedi (TJRJ), a psicóloga Meg Gomes Martins de Ávila, Analista Judiciária, Especialidade Psicologia (CNJ) e com o escritor Leandro Aparecido Fonseca Missiatto, Analista Processual na Especialidade de Psicologia (TJRO), que contemplou os presentes com seu conhecimento.

Durante o encontro também foi apresentada, por Mariana Aquino, juíza federal da Justiça Militar (JMU) e Diogo Assis Ferreira, técnico judiciário, programador (STM), a boa prática intitulada “Respeito em Jogo". Trata-se de uma ferramenta, em formato de aplicativo, sobre a prevenção e combate ao assédio. É possível baixar através do link.

Oficinas como aprimoramento de resolução, protocolo de atendimento e capacitação também foram oferecidas ao longo do dia.  Para o Sindjufe-BA é muito importante e urgente que entidades como o CNJ tomem a iniciativa de combater o assédio moral e outras violências relatadas diariamente pelos (as) trabalhadores (as).

Reforçamos ainda que o Sindicato já atua contra o assédio e criamos um canal de relatos para que a nossa categoria pode trazer experiências do cotidiano, além de se reunir com outras entidades como OAB-BA, ABAT e os órgãos do PJU para viabilizar uma campanha efetiva que combata o assédio moral e condutas assediosas contra o (a) trabalhador (a). A Campanha "Assédio é crime" surge dessa necessidade urgente de combater tais violências contra a categoria.

Os resultados e resumo do que foi debatido serão levados ao Conselho e repassados para todas e todos. Participe da Campanha "Assédio é crime" e vamos juntos e juntas na luta por respeito!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência