Notícia postada dia 21/06/2023

Servidores (as) participam de DEBATE PREPARATÓRIO para a Plenária Nacional da Federação (FENAJUFE)

Dia 20/6, o sindicato chamou a categoria a debater os eixos principais que serão pautados na Plenária Nacional da FENAJUFE, que acontecerá em novembro, no Pará. A Assembleia Geral que elegerá os (as) representantes baianos será realizada no próximo dia 29/6, às 16h, de forma híbrida. Os eixos principais são: “A atualidade e seus desafios: a situação das servidoras e servidores públicos do Brasil”; “Reestruturação das carreiras das servidoras e servidores do PJU e MPU”; “Plano de Lutas” e “Opressões”, entre outros.

No debate, participativo, os(as) presentes consensuaram sobre a importância da unidade para valorizar a carreira, que deve ser única, estruturada em um Plano de Carreira que aumente os níveis, conquiste e garanta, no mínimo, o poder de compra da categoria com reajuste inflacionário anual (data-base), combata distorções com a volta da sobreposição de tabelas entre TJ e Analistas, garanta a elevação dos percentuais do AQ com base no último nível dos Analistas, atualize as especificações de todos cargos, solucione injustiças, como a que acomete os Auxiliares Judiciários os reenquadrando, e que todas as conquistas alcancem os aposentados (as) etc.

Arcabouço Fiscal

Aprovado na Câmara, o Arcabouço teve votação no Senado adiada para a próxima semana. A dirigente Denise Carneiro observou que a luta pela melhoria da categoria passa necessariamente pela luta contra este projeto do governo do governo Lula, que ganhou gatilhos impostos pelo relator, o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), cujos efeitos comprometem diretamente a categoria. “Temos o pior Congresso desde a redemocratização e precisamos atuar em unidade, nas ruas, porque com o Arcabouço não haverá Plano de Carreira, como precisamos e merecemos”, afirmou.

O dirigente Cristiano Matsumoto informou que o sindicato irá promover uma LIVE sobre “O Arcabouço Fiscal e os servidores públicos", com Maria Lúcia Fatorelli, do Movimento pela Auditoria da Dívida Pública, no dia 28/6, às 19h, pelo youtube do sindicato. Membro da Comissão de Carreira, Antonio Walker lembrou que a expectativa é que as propostas de “tabelas remuneratórias” dominem o debate na Plenária, o que será um erro, pois existem vários aspectos importantes e a valorização salarial está inserida necessariamente em um projeto de Plano de Carreira. Essa valorização estará comprometida, caso o “Calabouço” Fiscal seja aprovado. Conceição Moraes reforçou que somos carreira única, que não há cargo melhor do que outro, e que a divisão só prejudica a todos e todas”.

Demais Pautas

Durante o debate se tratou das demais pautas, como o Plano de Lutas, segundo o qual a mobilização deve ocorrer de forma independente, autônoma e firme, em defesa das pautas da categoria, da classe e segmentos que a compõem, como os povos originários, mulheres, negros, pessoas com deficiência, LGBTs, etc.

O debate foi conduzido pelos dirigentes Denise Carneiro e Lavy Mello, e se iniciou com informes gerais sobre as várias atividades ocorridas em Brasília, chamadas pela FENAJUFE e FONASEFE. O dirigente Lavy Mello abordou a necessidade de construir um grupo de trabalhadores (as) comprometido (a) a chegar em consenso na Plenária Nacional. Essa fala foi complementada pelo também dirigente Cristiano Matsumoto, reforçando que a Comissão de Carreira está aberta à participação de todas e todos, e onde as discussões sobre a construção do plano têm sido aprofundadas.

Foi defendida também a importância de criar estratégias para combater o assédio e a precarização do serviço público. Mais uma vez, Denise Carneiro destacou que isso se garante atuando em unidade, visando conquistas que alcancem aposentados, limitem as terceirizações, que estejam apoiadas na ciência, na defesa dos povos originários e dos direitos humanos, e que, para tanto, seja uma luta sindical independente.

Acompanhe as atividades do sindicato, participe da luta pelos direitos da categoria!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência