Notícia postada dia 13/06/2023

FENAJUFE convoca PLENÁRIA NACIONAL e SINDJUFE-BA fará debate preparatório

A Federação Nacional convoca Entidades e suas bases para a Plenária que ocorrerá de 23 a 26 de novembro deste ano em Belém do Pará. O Sindjufe-BA fará debate sobre itens da pauta.

Na Pauta da Plenária, além de votações regimentais, estarão discussões sobre “A atualidade e seus desafios: a situação das servidoras e servidores públicos do Brasil”, “Reestruturação das carreiras das servidoras e servidores do PJU e MPU”, “Plano de Lutas” e “Opressões”.

O chamado para esse importante encontro chega em momento emblemático para a categoria do PJU, que precisa se levantar novamente para enfrentar ameaças como a Reforma Administrativa proposta pelo governo Bolsonaro e o Arcabouço Fiscal proposto pelo governo Lula. O projeto do Arcabouço segue a mesma lógica do teto de gastos públicos, embora com maior flexibilização do que a EC95 proposta por Temer, em 2016. Para piorar, contém gatilhos inseridos no Congresso por Cláudio Cajado (PP/BA), gatilhos esses de consequências graves, não apenas para a nossa categoria como para o conjunto do funcionalismo e para o povo brasileiro.

O Sindjufe-BA faz um chamado à categoria para se insurgir contra essas pautas com firmeza e autonomia.

Além desses temas, que precisam ser duramente enfrentados, a categoria está em processo de elaboração de um Plano de Carreira para garantir a sua estrutura, corrigir distorções, recuperar perdas remuneratórias, resolver injustiças, ajustar as atribuições dos cargos, combater os desrespeitos que aumentaram ainda mais após a pandemia etc.

Tudo isso nos leva ao terceiro tema da pauta, que é o Plano de Lutas. É nesse item que se definem as formas de luta para evitar retrocessos e avançar em conquistas e sua garantia de cumprimento. Aqui estão pautas específicas e gerais, e, entre essas, as que atingem grande parte da nossa categoria, que são as mulheres, negros e negras, pessoas LGBTQIAP+, pessoas com deficiência etc., temas que compõe o item “Opressões”, que também está na Pauta da Plenária.

Todos esses segmentos estão presentes no PJU e precisam ser defendidos pelas Entidades. Além disso, a nossa unidade com o conjunto do funcionalismo e toda a classe se tornou ingrediente vital para a necessária e urgente reação aos antigos e recentes ataques.

O Sindjufe-BA promoverá um Debate no dia 20/6, às 16h, sobre a pauta da Plenária Nacional e, em seguida, realizará a Assembleia Geral que elegerá os(as) representantes baianos à Plenária da Federação, que ocorrerá em novembro. A base da Bahia terá direito a 6 (seis) delegados (as) e até 3 (três) observadores (as).

O Debate e a Assembleia serão abertos a toda a categoria, porém na Assembleia só filiados(as) possuem direito a voto. Os links serão fornecidos a quem pedir pelo ZAP (71) 99367-0287 e também disponibilizados nos Grupos MOBILIZA.

Participe dos grupos de Zap chamados “MOBILIZA”! Os links das atividades sempre são colocados ali, além de serem importantes canais de comunicação entre o sindicato e toda a categoria na capital e no interior. Se preferir, faça parte da nossa “Lista de Distribuição”, mandando zap para (71) 99233-3219.

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência.