Notícia postada dia 05/06/2023

Sindjufe-BA nas ruas no dia 7/6, junto a dezenas de Entidades e Movimentos, contra o Marco Temporal!

O dia 5 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente. Sem ter o que comemorar, e com mais ataques, Entidades e Movimentos convocam ato em defesa dos maiores protetores da natureza, os povos originários do Brasil.

O Movimento Salvador Indígena chama toda a sociedade para uma manifestação contra o Marco Temporal a ser realizado no dia 7 às 9h no Campo Grande.

Defendido por ruralistas, o PL490 se arrasta desde 2021 e está pautado para a sessão desta quarta-feira (7/6), no Supremo Tribunal Federal. Semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto antes de o STF concluir a análise.

Este projeto de lei representa um ataque frontal aos direitos dos povos originários ao definir que só serão válidas as demarcações de terras ocupadas até 1988, ano da Constituição Federal. O PL490 nega toda a história do país desde 1500, quando os colonizadores invadiram terras e dizimaram populações inteiras que viviam por aqui.

Vamos para as ruas nesta quarta (7/6), no mesmo dia da apreciação no Supremo, somar forças em um ato democrático contra esse projeto genocida! A concentração será em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande, a partir das 9h, com destino à Praça Thomé de Souza.

Sindicato na luta, venha conosco! Não vamos nos calar!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência