Notícia postada dia 18/05/2023

Sindjufe-BA reforça atuação de prevenção e combate ao assédio

Assedio moral e sexual é problema antigo. Mas, as recentes mobilizações têm ajudado no combate, incidindo órgãos a criaram seus próprios mecanismos inibidores dessa prática nefasta.

O Sindjufe-BA faz parte de comissões institucionais contra assédio nos órgãos, mas, devido ao recrudescimento dessa prática, está criando a Campanha ASSÉDIO, NÃO!

Nas passagens em sala, dirigentes são informados do aumento das ocorrências de atitudes de partes, advogados, chefias, etc., que podem vir a configurar prática assediosa e desrespeitosa a trabalhadores (as), principalmente no TRT-5 e na Justiça Federal, após o retorno da maioria ao trabalho presencial.

Nesta quarta-feira (17/5), os dirigentes Denise Carneiro e Sandro Sales estiveram na sede do TRT-5, no Comércio, onde passaram de unidade em unidade ouvindo os (as) colegas. Relatos graves apontaram a necessidade urgente de uma atuação mais firme do sindicato, que já pediu reunião com a presidência do TRT-5 e vai pedir também à ABAT e OAB para tratar do tema.

A campanha terá palestras e outras atividades, com o objetivo de evitar e enfrentar o problema.

Durante a visita ao TRT-5, os dirigentes do Sindjufe-BA lembraram da importância dos colegas participarem do curso "O Mundo do Trabalho", realizado pelo sindicato de abril a novembro, que tem inscrição e certificação gratuitas.

Ainda pediram aos filiados(as) a se recadastrarem junto ao sindicato. Quem ainda não se filiou, aproveite e venha fazer parte dessa luta coletiva.

Participem desse momento de retomada de mobilização por respeito e direitos!

Assédio Não!

Filie-se ao seu sindicato!