Notícia postada dia 15/05/2023

Agentes da Polícia Judicial debatem plano de carreira e escolhem representantes do 2º Congresso Nacional da Agepoljus

Agentes da Polícia Judicial se reuniram, no último dia 5 de maio, para eleger os representantes que irão participar do 2º Congresso Nacional da Agepoljus e para debater sobre a respectiva carreira. A reunião foi conduzida e secretariada pelo agente e diretor do Sindjufe-BA, Cristiano Matsumoto (TRT-5), com auxílio do agente Antônio Walker (JF-BA).

Durante o encontro, foi aprovada por unanimidade a sugestão de reunião com a presidência do TRT-5 para falar sobre a nomeação de agentes no concurso deste tribunal. Após várias tentativas e 20 anos de espera, o certame foi realizado, mas apenas para cadastro reserva e, apesar das 36 vagas decorrentes de aposentadoria, corre-se o risco de não haver as necessárias nomeações. Desde a criação da Polícia Judicial, em 2020, e com o crescente aumento das demandas e competências, o efetivo necessita de oxigenação no quadro.

Também foi aprovado por todos os participantes da reunião uma proposta de alteração na Lei 11.416/2006, especificamente sobre a carreira dos Polícias Judiciais, que carecem de lei federal para a devida adequação com as resoluções do CNJ sobre a atuação desses servidores. O texto, posteriormente referendado em Assembleia Geral do Sindicato, será apresentado pelo Sindjufe-BA como proposta durante o Encontro Nacional da Federação, que ocorrerá em Brasília, nos dias 20 e 21 de maio.

A reunião foi encerrada com a eleição dos agentes que participarão do 2º Congresso da Agepoljus, entre os dias 13 e 15 de setembro, em Florianópolis. Foram eleitos: Lavy Melo (TRT-5), Joilton Pimenta (JF-BA) e Luiz Paulo (TRE-BA).