Notícia postada dia 13/03/2023

Sindjufe-BA lembra conquista do voto feminino

Você sabia que o direito das mulheres ao voto no Brasil foi concedido em 1932, por meio do Decreto 21.076, que criou a Justiça Eleitoral, pelo então presidente Getúlio Vargas após décadas de luta do Movimento Sufragista?

Sem acesso ao voto e à participação política no país, em 1910, foi formada, na capital federal, a primeira associação feminina no Brasil com este intuito – liderada pela professora e indigenista Leolinda de Figueiredo Daltro – o Partido Republicano Feminino.

Em 1920, foi fundada outra associação, a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher (LEIM) que, em 1922, teve os seus estatutos reformados e foi rebatizada como Federação Brasileira das Ligas pelo Progresso Feminino e, posteriormente, Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.

Bertha Maria Julia Lutz foi uma das principais idealizadoras e fundadoras da FBPF, que trabalhou de forma incansável para garantir o direito. As articulações feministas culminaram no Decreto 21.076, assinado por Vargas.