Notícia postada dia 18/01/2023

Anexo 3 do TRE-BA: Negociações avançam por segurança para os Trabalhadores

Nesta terça-feira (17/01/23), o Sindicato participou de duas reuniões realizadas no TRE-BA, com a Administração e a Comissão de Chefes de cartório da capital, para tratar sobre questões relativas ao anexo III.

Na primeira reunião, realizada no período da manhã, tratou-se sobre o resultado da votação da reunião, realizada em 13/01/23 com os chefes de cartório da capital, em que 15 (quinze) das 19 (dezenove) zonas eleitorais da capital optaram por permanecer no prédio atual. Nesse sentido, o Presidente do TRE-BA decidiu manter a opção das zonas, facultando à possibilidade de mudança para o prédio do Anexo III para as que assim optaram.

Em relação às condições de trabalho dos cartórios que optaram por permanecer no local atual, a Administração do TRE-BA realizou no mesmo dia, no período da tarde, reunião com a empresa contratada, Comissão de chefes de cartório da Capital, com a presença do SINDJUFE-BA, com a finalidade de viabilizar as seguintes demandas: 1. acesso seguro para eleitores e trabalhadores/as; 2. isolamento da obra com tapumes/telas; 3. Vagas em estacionamento; 4. segurança; 5. funcionamento do sistema de ar-condicionados. No que se refere aos serviços de manutenção, limpeza e suporte de TI, também houve compromisso por parte da Administração no sentido de que serão mantidos nos Cartórios durante o período de execução da obra de reforma.

Quanto ao pleito relacionado à autorização para trabalho remoto ou teletrabalho para os servidores que já estão trabalhando no anexo III, conforme requerido em dezembro de 2022, a Administração informou que está vinculada às orientações do CNJ que está priorizando o trabalho presencial neste momento, porém foi solicitada a apresentação de resposta formal ao requerimento protocolado anteriormente.

Em relação à brigada de incêndio e plano de emergência para situações de risco, foi informado que estão sendo adotadas providências por parte da Administração para agilizar a implementação com urgência, assim como a construção da segunda passarela que poderá vir a ser eventualmente utilizada como rota de fuga numa emergência.

Saliente-se que a Administração demonstrou interesse em manter aberto o canal de diálogo entre os servidores, comissões e Entidade Sindical, com a finalidade de prestar bons serviços à população e proporcionar condições de trabalho favoráveis para os trabalhadores e trabalhadoras que prestam serviços ao órgão.

Registre-se, por fim, que o principal objetivo do Sindicato é assegurar que sejam adotadas, com urgência, todas as providências necessárias para garantir a integridade física de todos e todas os trabalhadores e trabalhadoras que ocupam ou ocuparão o Anexo III e dos que optaram por permanecer onde estão.

Participe, acompanhe, filie-se ao seu sindicato!

SINDJUFE-BA - Gestão Unidade na Resistência