Notícia postada dia 21/12/2022

SINDJUFE-BA se reúne com Presidente do TRT5 na busca da reversão do fim do teletrabalho e contra a residência judiciária

O Sindicato se reuniu com o TRT5 com o intuito de levar reivindicações e discutir sobre o Teletrabalho e “Resistência jurídica” que foram assuntos presentes na última Assembleia Setorial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na última quinta-feira, 15. Infelizmente, o Órgão seguirá a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que acaba com o teletrabalho no poder judiciário, em todos os ramos e esferas, de acordo com a Presidente do TRT, Débora Maria Lima Machado.

O mesmo posicionamento haverá em relação ao novo tipo de terceirização chamada de “Residência jurídica”, afirmando a Presidente que seguirá determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Porém nesse caso não haverá “determinação”, mas sim “permissão” ou “orientação”, o que é diferente do que fez o CNJ. Além destes, outros temas foram tratados como as condições da instalação e uma Subsede do Sindicato no prédio novo do Órgão para atender aos trabalhadores (as) do Órgão.

O Sindicato também apontou a necessidade de chamar os aprovados no concurso, a instalação de Mesa Permanente de Negociação no Órgão, dentre outras reivindicações importantes que foram trazidas pelos colegas. Sobre esses dois temas a Presidente se mostrou favorável, com possibilidade de concretizar em breve.

Vale ressaltar que a reunião foi solicitada no início de novembro pelo Sindicato para apresentação da nova Diretoria e pontuar demandas do órgão, principalmente a questão do teletrabalho, tema caro para os trabalhadores. Participaram da reunião representando o Sindicato os dirigentes Sandro Sales, Cristiano Matsumoto e Cátia Soares. Na reunião também estiveram a juíza auxiliar da presidência do TRT, Dra Marília Sacramento e o Secretário Geral Taciano Barbosa Vasconcelos.

O SINDJUFE-BA está atuando junto à Fenajufe, onde tem assento, para evitar esse retrocesso e desrespeito aos servidores (as), chamados abruptamente para retorno a um tipo de trabalho que repercutirá na sua vida, sem serem ouvidos ou considerados. Sobre a mesa de negociação, instância fundamental na relação servidor/órgão, o Sindicato realizará Assembleia Setorial para os trabalhadores (as) opinarem sobre o modelo a ser solicitado ao Tribunal.

Orientamos que os colegas assistam a live sobre a “Residência Jurídica” onde o Des. e Professor Jorge Luis Souto Maior explica em detalhes o que significará essa forma de contratação para a nossa categoria. Essa Live teve promoção conjunta do SINDJUFE-BA, SINTRAJUD/SP e SINTRAEMG e, por problemas técnicos em SP, estará disponível apenas no Canal do YouTube do SINTRAJUD.

A Gestão Unidade na Resistência quer inaugurar nova forma de atuação sindical, com real possibilidade de participação dos (as) filiados (as) em todo o estado. Participe!