Notícia postada dia 05/12/2022

Analistas discutem nacionalmente atribuição e valorização do cargo

O Encontro Nacional de Analistas – CONAN – chamado pela FENAJUFE ocorreu neste final de semana (sábado e domingo), e foi marcado pela certeza que evitar o desmonte do serviço público é a principal tarefa dos trabalhadores e trabalhadoras. Ficou nítido para os participantes que é urgente buscar a valorização do cargo de Analista, discutir atribuições e impedir a terceirização dos seus serviços.

No encontro várias exposições foram feitas sobre os projetos em andamento, com Vera Miranda assessora técnica da FENAJUFE, José Celso Cardoso, presidente da ANFIPEA, Vicente Fialkoski, presidente do SINAL, sendo que os temas principais foram a necessidade de valorização do cargo de analista judiciário, o que significam para a nossa categoria a residência jurídica e a desjudicialização da execução civil, Carreiras públicas e desenvolvimento, dentre outros.

Núcleo

A eleição dos representantes ao Encontro ocorreu durante a assembleia, porque os analistas não criaram seu núcleo como instância do Sindicato. Essa criação foi chamada há vários anos, mas sem voluntários, o chamado não logrou êxito. O sindicato realizará uma reunião, provavelmente em janeiro, com trabalhadores (as) analistas de todos os ramos com vistas à criação desse Núcleo. Na Assembleia do SINDJUFE-BA foram eleitas Laís Peroba, dirigente do sindicato, trabalhadora do TRE-BA, e Lúcia Martins, Oficial de Justiça do TRT.

Participaram os Sindicatos Sinjufego/GO; Sindijufe/MT; Sindjufe/MS; Sintrajud/SP; Sindiquinze/SP; Sisejufe/RJ; Sitraemg/MG; Sinpojufes/ES; Sinje/CE; Sindissétima/CE; Sindjufe/BA; Sintrajuf/PE; Sintrajurn/RN; Sindjuf-PA/AP; Sinjuspar/PR e Sintrajufe/RS.

Assista os vídeos dos painéis no site da FENAJUFE.