Notícia postada dia 14/11/2022

Trabalhadores aprovam atividades importantes e elegem representantes para encontros nacionais

NA Assembleia Geral do dia 10 de novembro, a primeira da nova gestão do SINDJUFE-BA, os trabalhadores (as) elegeram os representantes para encontros nacionais, além de aprovarem atividades necessárias para mobilização em defesa dos direitos de todos (as) . Com mais de 40 colegas, a reunião foi iniciada ao som da voz inigualável de Gal Costa, falecida no dia anterior. Vários informes abriram a reunião, todos relevantes para os colegas, alguns  prestavam contas das demandas solicitadas à diretoria.

Entre os informes gerais estavam a audiência solicitada pela FENAJUFE à equipe de transição do Governo Federal, e os Encontros Nacionais a serem promovidos pela Federação, Encontro do Jurídico, Pretas e Pretos, Analistas e Agentes de Polícia Judiciária. Foram informadas ainda as atividades realizadas e a agenda dos próximos encontros em homenagem ao servidor. Essas atividades foram iniciadas no interior do Estado e seguirão na Capital com temas importantes como a reativação da Subsede do Sindicato no TRE, ocorrida no dia 9, a da Justiça Federal que será no dia 16 com debate sobre o FUNPRESP, a no TRT do Comércio no dia 23 às 9 com debate sobre os 13,23% a ser promovido pela Coordenação Jurídica da Entidade, e na JMU dia 29 às 15h30 haverá uma apresentação cênica.

Também foi informado que o sindicato reativará o Núcleo Contra Opressões, e que participou da Caravana contra o veto ao PL 3662/19, e na oportunidade tivemos falas ao vivo de Brasília do Dirigente Lavy Nascimento, trabalhador do TRT5 e do colega Antonio Walker, trabalhador da Justiça Federal. A coordenação Jurídica informou que busca a reativação do aplicativo mobile “Sindjufe na palma da mão”, e se compromete a realizar encontros virtuais (lives) regularmente sobre ações judiciais e temas correlatos. A coordenação de administração informou que a entidade está atualizando e ampliando a Carteira de Convênios, cumprindo mais uma solicitação da categoria. Na oportunidade a servidora Maria Lúcia Martins convidou a todos e todas a participarem da Reunião da Coordenação Nacional da CSP Conlutas, que acontecerá no período de 02 a 04/12.

Dando continuidade, a Coordenadora Denise Carneiro apresentou a Resolução da DIRETORIA sobre a Conjuntura e ações para a categoria, que foi aprovada sem modificações, com apenas dois votos contrários. Para a coordenadora, a categoria precisa estar atenta para evitar qualquer possibilidade de novo golpe institucional, “seguir apoiando de forma independente e autônoma o novo presidente da república, e buscar avançar nas nossas pautas”, afirma. Ficou aprovado ainda a realização de um debate sobre o tema “O racismo nosso de cada dia é o racismo que você não vê, mas que maltrata e mata!”, no dia 18 de novembro, às 18h, pelo canal do Youtube do Sindjufe-BA.

No último ponto da assembleia, os presentes elegeram os representantes para os Encontros de Pretas e Pretos, que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro de 2022. Presencialmente foi indicado o nome da servidora Benedita Noeme, aposentada pelo TRT de Guanambi e membra do Conselho de Representantes, e de forma remota a servidora Fernanda Ferreira, trabalhadora do TRE. já para o Encontro do Coletivo Nacional de Analistas - CONAN, marcado para os dias 03 e 04 de dezembro de 2022, foi indicada para participação presencial a servidora Maria Lúcia Martins, do TRT, e remotamente a servidora Laís Peroba, trabalhadora do TRE e dirigente do Sindicato. Para a participação remota nos dois eventos as inscrições seguem abertas até o dia 17/11 às 12h. Na opinião do servidor Gilvan Nery, trabalhador da Justiça Federal e membro do Conselho de Representantes, "a assembleia foi rápida, participativa e produtiva”.

A Diretoria chama a categoria a se filiar e participar ativamente do seu Sindicato.