Notícia postada dia 08/11/2022

Nova Diretoria se reúne com Administrações dos Órgãos e já pleiteia demandas dos trabalhadores e trabalhadoras

Até o momento as reuniões de apresentação da nova diretoria do sindicato aconteceram apenas no TRE-BA e na Justiça Federal, ambas no dia 4. A primeira foi no TRE com o Desembargador Roberto Frank e pelo Sindicato estavam Maxivalda Dória, Cátia Soares e Denise Carneiro. Raimundo Brito, também dirigente do sindicato, não pôde esperar e se retirou pouco antes do início da reunião. A segunda reunião foi na Justiça Federal com o Juiz Durval Carneiro Neto, Diretor do Foro da Seccional Baiana da Justiça Federal, ligada ao TRF1 sediado em Brasília. Nesta, pelo Sindicato estavam presentes Denise Carneiro, Marlene Pinho, Cátia Soares e Gilveraldo Dórea. A pauta era a apresentação da nova diretoria, e estabelecimento de canais de diálogo da nova gestão do sindicato com as administrações.

Na oportunidade foi solicitada autorização para reativação das subsedes localizadas nos Órgãos e estabelecimento de Mesa de Negociação Permanente em moldes a serem definidos pelos Trabalhadores em Assembleia. O Presidente do TRE autoriza de pronto a reativação da Subsede e se compromete a aguardar a deliberação dos trabalhadores/as do órgão para oficializar a Mesa de Negociação. Já na Justiça Federal o Diretor do Foro preferiu analisar esses pleitos e responder depois sobre esses e outras demandas apresentadas pelo Sindicato como o oferecimento de translado ida e volta aos trabalhadores do Órgão que utilizam o Metrô, entre a estação e a sede da Justiça em Sussuarana, como acontece no TRT5. O sindicato ficou de fazer uma pesquisa sobre o número de usuários para esse translado. Falou-se também sobre a demora na realização de perícias dos exames periódicos de saúde pelo NUBES. Essa perícia é exigência do TRF1 para que o servidor continue em teletrabalho e por causa disso eles estão tendo que retornar ao trabalho presencial. O Diretor do Foro disse já estar preparando uma Portaria flexibilizando essa exigência, haja vista o NUBES não possuir estrutura para a grande demanda nesse sentido, e os servidores acabam sendo prejudicados. Outros temas ainda foram tratados como a solicitação de atendimento psicológico na Sede, atendimento de emergência, brigadas de incêndio etc, pautas em que o Diretor do Foro afirmou já estar buscando resolver.

O sindicato orienta aos colegas a enviarem suas demandas para as próximas tratativas com as administrações. Caso sejam demandas coletivas gerais elas serão levadas para deliberação em Assembleia.