Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 25/03/2022

Notícia postada dia 25/03/2022

Em defesa da vida: revogar a portaria 71/2022 e negociar as condições de retorno ao trabalho presencial

Em defesa da vida: revogar a portaria 71/2022 e negociar as condições de retorno ao trabalho presencial

De maneira arbitrária e absurda, o Diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, suspendeu a exigência do comprovante de vacinação para acessar as dependências das SJBA. A medida foi tomada na noite de ontem, 24, por meio da portaria 71/2022. A decisão foi imposta sem qualquer diálogo com os servidores.

Ramiro argumenta que a vacinação avança e, na Bahia, alcança 82,21%. Esta percentagem leva em conta público alvo estimado pelo governo. Quando consideramos o conjunto da população, os totalmente imunizados são 71,45%. 

Sim, é verdade que a vacinação avançou, mas a pandemia não acabou. Há aqueles que não são elegíveis à vacinação, por questões de saúde. E há aqueles que não se vacinam por escolha. Estes últimos oferecem riscos a todos, especialmente aos que não podem se vacinar. A portaria do Juiz Ramiro beneficia os irresponsáveis. 

Além disso, a portaria contraria o próprio ofício 64/2022 que o Diretor do Foro enviou à Presidência,  solicitando o retorno ao trabalho presencial.  Entre os critérios indicados no ofício, pelo próprio Ramiro,  estão: “manutenção de todos os procedimentos protocolares de segurança e sanitários, em especial uso de máscaras (a critério do Poder Público local) e apresentação do passaporte vacinal, que garantam o ingresso e permanência nas dependências da Justiça Federal sem riscos de contaminação e contágio pelo Sars-Cov-2”. 

É absurdo. Quando o sindicato, em outubro de 2021, solicitou a adoção do comprovante de vacina, o Juiz Ramiro disse que iria aguardar a decisão do Tribunal. Agora ele toma a iniciativa de abolir a medida.  

Ramiro vai na contramão do que orienta a comunidade científica e mostra um total desprezo pela vida dos trabalhadores da Justiça Federal. A portaria SJBA-DIREF 71/2022 deve ser revogada imediatamente!

Assembleia Setorial debateu retorno ao trabalho presencial

Ontem, enquanto o Diretor do Foro atentava contra  a saúde coletiva, trabalhadores e trabalhadoras da SJBA se reuniram em assembleia setorial. Ali foi externada a preocupação de todos com a solicitação pelo retorno pleno ao trabalho presencial, feita, mais uma vez, sem qualquer diálogo.

Não está correto passarmos dois anos em regime de teletrabalho, com percentuais baixos de trabalho presencial e de uma hora para outra se impor o retorno pleno. É urgente discutir as condições do retorno. Ao derrubar a portaria do passaporte vacinal o Diretor do Foro dá um péssimo sinal aos servidores e à população. 

A assembleia deliberou por um pedido de reunião para debater as condições do retorno. O sindicato já protocolou esse pedido, incluído aí o pedido de revogação da portaria 71/2022.

Ato pela revogação da portaria 71/2022 e negociação das condições do retorno

Na próxima segunda, 29, às 11h, realizaremos um ato na sede da JF-BA. O objetivo é exigir a queda da portaria 71/2022 e a abertura de negociações para o retorno ao trabalho presencial. A efetividade de cada uma das ações depende do envolvimento dos trabalhadores e trabalhadoras. Todos que defendem a vida devem participar. 

O Sindjufe-BA seguirá lutando em defesa da vida. Pauta prioritária desde o início da pandemia. Para nós, a vida está sempre em primeiro lugar!



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE