Notícia postada dia 29/10/2021

Assembleia Setorial da JF aprovou comunicado à Diref com medidas em proteção à vida

Na última terça-feira, dia 26, os trabalhadores da Justiça Federal definiram, em Assembleia Setorial, enviar um comunicado à Diref com propostas a serem adotadas em proteção à vida, diante da continuidade da pandemia da Covid-19 e do eminente retorno ao trabalho presencial.

Também foi aprovada a manutenção da greve sanitária como medida máxima protetiva e a comprovação de vacinação para ingresso nas dependências da Justiça Federal na Bahia.

“Estamos preocupados com a defesa de nossas vidas. Nesse sentido, defendemos que, enquanto seguir a pandemia, devemos seguir trabalhando remotamente. Desde o inicio da pandemia, o Sindicato tem travado uma batalha junto à Diref por medidas de segurança sanitária. Colocamos a vida em primeiro lugar”, diz Fernanda Rosa, dirigente do SINDJUFE-BA.

Leia na íntegra o comunicado aprovado na Assembleia Setorial:

Considerando a imperiosa necessidade de garantia do direito à vida, as/os trabalhadores /as reunidas/os em Assembleia Setorial, no dia 26/10 (terça), deliberaram comunicar:

1. Manutenção da greve sanitária como medida máxima protetiva;

2. O entendimento coletivo sobre:

a) a necessária postura pública, por todos os meios de comunicação oficial disponíveis, desta Direção do Foro no sentido de indicar que enquanto durar o estado de pandemia, o trabalho presencial é residual, excepcional, a ser realizado em atividades e momentos que sejam exigíveis para evitar perecimento de direitos em caráter inadiável. Assim, eventuais percentuais de efetivos contidos em Resoluções não devem ser vistos como mínimos, mas como máximos em situações específicas, excepcionais e justificadas, nos termos acima expostos;

b) da grave temeridade que representa considerar apto ao retorno presencial as pessoas pertencentes ao grupo de risco após a segunda dose vacinal, devendo ser assegurado que tal grupo persista em regime especial de trabalho à distância;

c) da imperiosa e urgente adoção da comprovação de vacinação para ingresso nas dependências da JF na Bahia.

IMPRENSA SINDJUFE-BA