Notícia postada dia 09/08/2021

Setorial TRT 5: Trabalhadores/as solicitam Mesa de Negociação com Presidência para discutir Portaria de retorno presencial

Uma Assembleia Setorial foi realizada ontem, 4 de agosto, pelo SINDJUFE-BA. Dessa vez, os trabalhadores e trabalhadoras do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 5) debateram o retorno ao trabalho presencial.

A Assembleia foi dirigida por Lúcia Martins, Coordenadora do SINDJUFE-BA, que ratificou o posicionamento do Sindicato quanto à defesa da vida dos trabalhadores e permanência do trabalho remoto.

A coordenadora Lúcia Martins prestou solidariedade aos colegas do TRE-BA, que estão sendo obrigados pela Presidência do Tribunal a retornarem ao trabalho presencial, mesmo não tendo condições sanitárias para isso e não tendo o conjunto dos seus trabalhadores imunizados com a 2ª dose da vacina.

“Nós do sindicato temos uma posição pela Greve Geral, mas temos que ter uma preparação para ela e conscientizar a base. Não existem condições sanitárias, não temos pessoas com a 2ª dose da vacina, ou seja, não temos a mínima condição de voltar a trabalhar presencialmente”, afirmou Lúcia Martins.

“A produtividade cresceu e os relatórios do Tribunal comprovam isso. Qual o sentido de expor  um grupo imenso de pessoas a ficar dentro de um prédio fechado, com ar-condicionado e vírus circulando, sendo que podemos realizar o trabalho remoto?”, questionou o servidor do TRT 5, Sandro Sales.

“Dentre os protocolos de segurança sanitária previstos na Portaria de retorno estão: medição de temperatura, aumento da frequência de limpeza das instalações e estações de trabalho, uso obrigatório e adequado de máscaras para o acesso e permanência nos fóruns e distanciamento social. A Portaria fala, também, que o TRT5 disponibilizará a todos os magistrados e servidores que prestarem serviço presencial os EPI's necessários às atividades, necessárias à prevenção da disseminação da COVID-19. Quais EPI's? Máscara de pano? PFF2? A portaria não especifica”, pontuou Marcella Marconi, também servidora do TRT 5.

“Outra falha grande da portaria: juízes, servidores, terceirizados e público externo com tosse leve ou febre entre 36,5ºC e 37,5ºC e aqueles que estiverem usando remédios para gripe/resfriado poderão permanecer nas instalações do TRT após avaliação clínica da Coordenação de Saúde. A Coordenadoria de Saúde vai fazer teste de antígeno? Essa pessoa nem deveria ter saído de casa, quanto mais ir para onde terá contato com outras pessoas, algumas de grupo de risco, ainda que vacinadas”, concluiu Marcela.

Após intensa discussão que tratou sobre medo, insegurança, traumas ocasionadas pela pandemia Covid-19 e condições estruturais e sanitárias de retorno, os presentes na assembleia deliberaram solicitar uma Mesa de Negociação com a Presidência do TRT 5 para discutir a Portaria 1058/21, que trata do retorno presencial. A mesa será composta pela direção do SINDJUFE-BA e pelos servidores Marcella Marconi e Sandro Sales.

Lembrando que, o SINDJUFE-BA participará no próximo final de semana da discussão de carreira e aprovação de paralisação contra o retorno presencial no dia 18 de agosto.

IMPRENSA SINDJUFE-BA