Notícia postada dia 02/08/2021

Encontro Nacional aprova manifesto e define greve geral do serviço público para 18/08

Fruto do esforço de construção e de um amplo processo de unidade das centrais sindicais CUT, CSP-CONLUTAS, CTB, PÚBLICA, CGTB, UGT, Força Sindical, Intersindical Central da classe trabalhadora, NCST – Nova central, CSB, Intersindical - Instrumento de luta e organização da classe trabalhadora, além de outras entidades representativas do movimento de trabalhadores e trabalhadoras como Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), Movimento Basta, União dos Policiais do Brasil (UPB), e também da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, foi realizado (dias 29 e 30 de julho) o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público.

O evento reuniu servidores das três esferas – municipal, estadual e federal – e apontou um calendário de lutas para derrotar a reforma administrativa (PEC 32), que visa destruir os serviços públicos. No final, foi aprovado um Manifesto, que “aponta o caminho para o combate à política criminosa e destruidora dos serviços e dos servidores públicos estabelecida na Proposta de Emenda Constitucional 32, que impõe um duro golpe às políticas sociais de saúde, educação, segurança, dentre várias outras, e a extinção dos regimes jurídicos únicos nas esferas dos municípios, estados e União, vilipendiando de forma perversa os preceitos constitucionais da Carta Magna de 1988.”

O documento aponta o caminho da luta e da resistência e chama o povo brasileiro a somar-se nessa cruzada para evitar um duro golpe nas conquistas e direitos sociais de nosso povo consignados nessa terrível reforma administrativa. Leia o Manifesto aqui.

Encaminhamentos
Veja os encaminhamentos aprovados no Encontro Nacional:

1) Mobilização em Brasília dia 03/08
a) Entidades enviam representações;
b) Mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras das cidades da região.

2) Greve do setor público / dia nacional de mobilização – 18/08
a) Realizar assembleias para construção da greve em cada local de trabalho;
b) Construção de comandos de mobilização;
c) Organização de atos unificados nas cidades ou regiões.

3) Ações para mobilizar vereadores e deputados estaduais
a) Audiências Públicas nas Câmaras Municipais e deliberação de moções contrarias à PEC 32;
b) Audiências Públicas nas Assembleias Legislativas e deliberação de moções contrarias à PEC 32.

4) Governadores e Prefeitos
a) Visitas e demanda de posicionamento.

5) Campanhas nos meios de comunicação
a) Participação em programas de rádio e TV.

6) Campanhas nas mídias sociais e conteúdos online
a) Difusão dos materiais da campanha nacional;
b) Curtir, compartilhar e seguir as redes sociais da campanha nacional;
c) Difusão dos materiais das entidades, sindicatos e centrais sindicais;
d) Elaboração de conteúdos nas bases, adaptação de conteúdos, criação de redes e canais de comunicação.

7) Deputados Federais
a) Pressão sobre os parlamentares;
b) Utilização das redes sociais e dos sites como Na Pressão;
c) Campanhas denunciando nos estados e municípios os deputados que votam contra os serviços públicos.

IMPRENSA SINDJUFE-BA