Notícia postada dia 19/05/2021

SINDJUFE-BA: Quinta edição do Diálogos de Classe aborda *Falta de vacinas e retorno ao trabalho presencial*

A quinta edição do projeto “Diálogos de Classe”, realizado pelo SINDJUFE-BA, através do seu canal no YouTube (TV Sindjufeba), aconteceu na quinta-feira, 13 de maio, às 20 horas. Dessa vez, a live, cujo tema foi “Falta de vacina e retorno ao trabalho presencial”, teve retransmissão pela página do SINDJUFE-BA e também ficará disponível no formato de podcast no canal do Sindicato, na plataforma Spotify (VEJA AQUI).

A edição contou com a participação de Jeanne Rezende, Professora e ativista do Coletivo Reviravolta na Educação, além de Gustavo Treistman, Médico do SUS. A mediação ficou por conta da Diretora do SINDJUFE-BA, Lindinalva de Souza.

No início da atividade, a dirigente Lindinalva de Souza, apresentou os convidados, falou sobre a importância desse tema e como tem sido esse momento de pandemia para essas duas categorias, que precisaram se reinventar, sem nenhuma preparação. Uma para atuar na linha de frente da pandemia de Covid-19 e a outra para adaptar-se, abruptamente, às novas tecnologias exigidas pelo ensino remoto.

A primeira palestrante a falar, a Professora Jeanne Rezende, começou o debate explicando as dificuldades de acessibilidade dos alunos das escolas públicas nesse processo de aprendizado, via do ensino remoto.

“Diante da pandemia nós estamos vivendo um desafio ainda maior, porque a Educação Pública ela já vem sofrendo um descaso histórico, há bastante tempo, e o abismo da desigualdade social despenca na escola pública como uma bola de neve que cresce a cada dia. Diante do que já existia, em termos de escola públicas precarizadas, nós professores da Escola Pública não queríamos o ensino remoto, mas nesse momento de pandemia a segurança do retorno presencial só vem pela vacinação em massa, pela vacinação de toda a comunidade escolar”, afirmou Jeanne.

Jeanne ressaltou, ainda, que o ensino remoto é um ensino criado para ser emergencial e que percebe os desafios enormes ante as desigualdades que já existiam, a exemplo, da aquisição de equipamentos como celulares e computadores por esses alunos. Uma outra questão é sobre a situação precária que se encontram as estruturas físicas das escolas públicas e da falta de funcionários técnicos-administrativos.

O médico do SUS, Gustavo Treistman destacou, na sua fala,  como tem sido a realidade do SUS nessa pandemia e como ele vem reagindo diante de todo o sucateamento que o sistema tem sofrido, com a falta de verbas, falta de pessoal, com as privatizações e com a PEC do Teto dos Gastos.

“Alguns anos atrás foi aprovada a PEC do Teto dos Gastos que o Governo falava que iria salvar os orçamentos, a verdade é que foi uma PEC que limitou os investimentos com Educação, Saúde, nas áreas sociais. A pandemia veio para agravar e aprofundar toda essa situação que já era precária e fragilizada”, ressaltou Gustavo.

O colapso do Sistema de Saúde e a falta de medidas, por parte do governo, na pandemia também foram assuntos trazidos pelo Médico. Ele lembrou, ainda, o grave caso da falta de oxigênio nos hospitais de Manaus e destacou que a falência do sistema de saúde acontece muito antes da pandemia.

“As pessoas morrem por algo que deveria ser o básico e que se deveria ter nos hospitais, na pandemia e fora dela, que é o oxigênio. Esse caso aconteceu em Manaus, mas vem acontecendo em todo o país. Nesse contexto,  quando atendemos os pacientes não temos condições de dar o que eles realmente precisam, então vemos as pessoas agravando seus quadros, as pessoas morrendo sem termos o que fazer e isso causa um desgaste muito grande e problemas de saúde mental nos profissionais de saúde”, pontuou ele.

“Não consigo imaginar como está sendo difícil a situação dessas duas categorias,  trabalhadores e trabalhadoras da Educação e da Saúde públicas no Brasil. Para que a gente realmente consiga retomar as atividades presenciais e a  "normalidade" serão necessárias vacinas para todos”, declarou a Coordenadora do SINDJUFE-BA, Lindinalva de Souza.

Ao final da live, Lindinalva de Souza, agradeceu a participação e finalizou com as palavras de ordem que a categoria e o SINDJUFE-BA defendem: Fora Bolsonaro! Vacina para todos, já! Viva o SUS! Viva a Educação Pública de qualidade!

Imprensa SINDJUFE-BA