Notícia postada dia 29/03/2021

Dia de Luta reforça ampla mobilização contra a Reforma Administrativa, defesa da vacinação e pela construção da Greve Sanitária

Trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário Federal de todo o país se reuniram, virtualmente, no último dia 24 de março – Dia Nacional de Lutas e Greves em Defesa dos Serviços Públicos – para debater os prejuízos da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) para o funcionalismo público e a sociedade, bem como para pautar encaminhamentos pela continuidade das mobilizações contra o projeto e pelo fortalecimento da vacinação nacional.

Na Assembleia Geral do dia 17/03, servidores/as do Judiciário Federal da Bahia aprovaram a adesão ao dia de luta, realizando uma paralisação de 24h contra a Reforma Administrativa, em defesa do Serviço Público. O SINDJUFE-BA convocou a categoria para as atividades, organizadas pelo SINTRAJUD, e chamada por vários sindicatos e entidades representativas.

Pela manhã, servidores/as lotaram a sala da aula pública cujo tema foi “Enfrentamento à pandemia e defesa dos serviços públicos e dos direitos”, com participação dos professores Plinio de Arruda Sampaio Jr. (aposentado do Instituto de Economia da Unicamp), Flávia Bischain (Professora da Rede Estadual e integrante da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas) e Domingos Alves (Docente da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto). A aula teve reprodução pelo site e Facebook do SINDJUFE-BA.

Na atividade, os palestrantes falaram sobre os ataques aos serviços públicos, cada vez mais evidentes e prejudiciais, sobre a gravidade da pandemia, aliada à falta de planejamento para vacinação nacional e políticas eficazes do governo no combate à Covid-19.

“Estamos evidenciando uma das piores crises econômica e social já existente, e a resposta do governo é retirar direitos dos trabalhadores e precarizar o Serviço Público brasileiro”, afirmou Plínio de Arruda Sampaio Júnior.

Ao finalizar a aula pública, os palestrantes defenderam a construção de uma greve geral sanitária, em defesa da vacinação para todos e contra os ataques dos governos aos serviços públicos.

Sala de Luta
Servidores e dirigentes estiveram reunidos, virtualmente, na tarde do dia 24 de março, para discutir a continuidade da mobilização e campanha nacional contra a Reforma Administrativa, em defesa dos serviços públicos e vacinação para todos já.

Além da PEC 32/2020, foi debatido o teletrabalho e a reestruturação dos tribunais.

O Coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barboza, reafirmou a importância da mobilização e o fortalecimento da classe trabalhadora, nesse momento difícil de pandemia.

“Essa possibilidade de unir lutadores de todo o país é importante para conseguirmos enxergar que essas mazelas atingem a todos da sociedade e para mostrar que a gente não pode perder de vista que  Bolsonaro é uma representação desse projeto nefasto, que retira nossos direitos e que, hoje nos mata. Esse diálogo e essa mobilização são fundamentais para que  consigamos sair dessa armadilha na qual nos encontramos, atualmente”, declarou Fred Barboza.

O SINDJUFE-BA já vem encampado uma intensa campanha contra a Reforma Administrativa para conscientizar os trabalhadores do setor público e a sociedade, sobre os prejuízos deste projeto. Foi disponibilizado no chat da sala o encarte especial sobre a PEC 32/2020, feito pelo sindicato.

No evento foi passado um vídeo em homenagem aos trabalhadores e às trabalhadoras da categoria que faleceram, vítimas de Covid-19. No último levantamento feito pela Federação foram mais de 100 pessoas.

Imprensa SINDJUFE-BA