Notícia postada dia 08/03/2021

AG: Servidores/as aprovam calendário da Fonasefe e construção de Greve Geral contra Reforma Administrativa e PEC Emergencial

Os servidores/as do Judiciário Federal na Bahia aprovaram, em Assembleia Geral, indicativo de calendário da Fonasefe, com o objetivo de avançar na luta contra a ‘Reforma’ Administrativa e a PEC Emergencial, já aprovada em primeiro turno, no dia 03/04, no Senado.

O calendário prevê a construção de uma Greve Geral do funcionalismo público, apontada para o dia 24 de março, como dia nacional de luta, paralisações e mobilizações. Na AG, o diretor do SINDJUFE-BA, Jailson Lage, reforçou a necessidade de fortalecer ampla unidade de ação, para enfrentar os duros ataques do governo Bolsonaro.

“Vamos seguir ampliando a campanha contra a Reforma Administrativa, em defesa dos serviços públicos e dos servidores e chamando todos e todas para fortalecerem a ampla unidade para o enfrentamento  desses  ataques e a derrota desse governo genocida, reacionário e ultraliberal”, declarou Jailson.

A convite da diretoria do SINDJUFE-BA, a Assembleia contou com a participação de militantes de outras categorias, que fizeram avaliações e explanaram sobre o atual cenário e conjuntura política. Os convidados foram Geraldinho Rodrigues (Correios), Rafael Furtado (ANDES), Marcela Azevedo (MML/CSP Conlutas) e Edilene Farias, conhecida como ‘Leninha’ (petroleira aposentada e demitida política da Petrobrás).

Frente às crises sanitária, econômica e política, que atravessam o país e ao grave cenário que se apresenta, a diretoria do Sindicato vem atuando e participando da construção das atividades, em conjunto com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público e do Fórum Bahia.

Questões específicas de cada ramo do Judiciário Federal também foram discutidas, contudo, um debate mais aprofundado será realizado nas assembleias setoriais, cujas  datas  serão definidas, posteriormente. Os dirigentes sindicais Jailson Lage, Jayr Figueiredo e Fred Barboza deram os informes dos Tribunais TRT 5, JFBA e TRE-BA.

O SINDJUFE-BA vem buscando ocupar mais espaços de mídia para dialogar com a população sobre o fato de que as PECs não atingem só os servidores públicos, mas o conjunto da sociedade. Além disso, a diretoria ressaltou que continua, quinzenalmente, no Programa do Trabalhador, na rádio Metrópole FM (101.3 FM) e com a passagem, diariamente, do carro de som do Sindicato pelos bairros de Salvador, explicando sobre a reforma.

Atividades 8M

A coordenadora Fernanda Rosa chamou a categoria para participar das atividades nacionais para o 8 de março e divulgou a realização da live do SINDJUFE-BA, no 8M, além do Dálogos de Classe do dia 18/03, com participação de Claudicéia Durans (Professora da UFMA e ativista do movimento Quilombo, Raça e Classe) e Elcimara Souza (trabalhadora do TJ-DF e coordenadora da Fenajufe).

Confira todas as deliberações aprovadas na Assembleia Geral:

- O SINDJUFE-BA seguirá e ampliará a campanha contra a Reforma Administrativa, em defesa dos serviços públicos e dos servidores;

- Assim como somos parte da luta contra as privatizações de nossas estatais – Correios, Eletrobras e Petrobras;

- Seguiremos na batalha pela construção da unidade, para lutar e derrotar este governo e sua política econômica neoliberal. Na busca por este objetivo seguiremos nos empenhando na construção do Fonasefe, do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público e do Fórum Bahia contra as Privatizações, bem como, no calendário de lutas da Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e centrais sindicais;

O calendário segue assim definido:
De 08/03 a 14/03 - Semana da luta feminista, com destaque para o dia 08/03, dia internacional da luta das mulheres e dia 14/03 aniversário do assassinato de Marielle; dia 10/03 às 9h - Plenária regional NE1; de 15/03 a 19/03 - Semana de luta em defesa dos serviços públicos e contra as privatizações. Destaque para o faixaço nacional dia 17/03; dia 21/03 - Dia internacional de luta contra a discriminação racial; dia 22/03 - Dia mundial da água; dia 24/03 - Dia nacional de lutas, alerta da educação; dia 28/03 - Dia nacional de solidariedade; dia 01/04 - Dia nacional de luta pela democracia, “ditadura nunca mais!”; dia 04/04 - Dia nacional de queima do Judas Bolsonaro; dia 07/04 - Dia mundial da Saúde; dia 17/04 - Dia mundial da luta camponesa e dia 01/05 - Dia internacional de lutas da classe trabalhadora.

- Para avançar na luta contra este ataque, indicamos aprovar o calendário de lutas do Fonasefe, que aponta o dia 24 de março como dia nacional de luta, paralisações e mobilizações;

- Realizar uma nova Assembleia Geral,  no próximo dia 17/03, para reafirmar e organizar a nossa participação no dia nacional de paralisações e mobilizações (24/03);

- Na luta em defesa da vida, defendemos lockdown para valer, com a volta do auxílio  emergencial de R$ 600. Auxílio emergencial, sim! Desmonte do Serviço Público, não! Vacina para Todos!

- A greve sanitária já decretada,  segue como uma arma a ser usada na luta em defesa da vida, quando assim os trabalhadores dos tribunais avaliarem necessária;

- Moção de apoio ao ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Hallal que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) após criticar o presidente Jair Bolsonaro em uma transmissão ao vivo, bem como  de solidariedade ao conjunto de docentes;

Imprensa SINDJUFE-BA